segunda-feira, 7 de junho de 2010

Pernambuco terá maior monitoramento climático via satélite do Nordeste


Pernambuco está prestes a se tonar o estado nordestino com o maior número de Plataforma de Coleta de Dados (PCD) em operação. O equipamento meteorológico é responsável pelo monitoramento climático da atmosfera automaticamente. Na próxima semana, técnicos do Laboratório Estadual de Meteorologia (Lamepe) estarão instalando mais quatro unidades nos municípios de São José do Egito, Exú, Jataúba e Taquaritinga do Norte.

Outras nove plataformas já foram instaladas somente este ano. Cada equipamento é capaz de monitorar diversas variáveis do clima. Além do registro da chuva, que já são registradas pelos cerca de 210 pluviômetros distribuídos por todas as microrregiões do Estado, as quais compõem a rede de observação manual do Laboratório, a PCD também monitora o calor, unidade relativo do ar, velocidade do vento, radiação solar, pressão atmosférica, dentre outras variáveis.

Foram investidos cerca de 158 mil dólares na aquisição das novas PCDs, materiais sobressalentes e peças de reposição, que foram importadas dos Estados Unidos. Segundo a coordenadora do Lamepe, Francis Lacerda, o financiador dos equipamentos foi o Projeto das Mudanças Climáticas e seus efeitos de Pernambuco – projeto desenvolvido pelo Lamepe e aprovado pela Financiadora de Estudos e Projetos, órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Com a instalação dos novos equipamentos, Pernambuco terá a maior rede de monitoramento climática, via satélite, em funcionamento do Nordeste. Serão 40 PCDs, sendo três agrometeorológicas, 27 meteorológicas e 10 termo-pluviométricas. “As novas plataformas vão auxiliar nas pesquisas dos impactos das mudanças climáticas na agricultura familiar do Estado”, informa Francis.

Fonte: Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário