segunda-feira, 21 de junho de 2010

Não faltará recurso do governo para vítimas de enchentes, diz Padilha

O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta segunda-feira (21), após reunião dos governadores de Alagoas e Pernambuco com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que “não vai faltar” verba do governo federal para ajudar os dois estados.

Padilha ressaltou que existe um saldo disponível para ser utilizado de imediato na recuperação dos municípios atingidos pelas enchentes. No entanto, ele afirmou que a quantidade de recursos que será liberada não foi definida. O ministro informou ainda que o Gabinete de Crise Presidência vai se reunir neste terça-feira (22) a partir de 9h30 para discutir meios auxiliar as vítimas das chuvas na região.

“Não está fechada a estimativa de necessidade de recursos, isso será detalhado amanhã na reunião do gabinete de crise. O demos foi a segurança de que não vão faltar recursos do governo federal”, afirmou.

Após a reunião os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela Junior (PSDB), e de Pernambuco, Eduardo Paes (PR), chegaram a dizer que já haveria R$ 300 milhões disponíveis de saldo da medida provisória editada neste mês para recuperação de municípios atingidos por desastres naturais em todo o país. No entanto, Padilha negou que haja uma cifra da verba disponível.

Segundo o ministro, Lula se prontificou a disponibilizar “todos os recursos do governo federal”. Uma das medidas previstas é o deslocamento para Alagoas e Pernambuco de um efetivo do Exército. Além disso, o Ministério da Integração está trabalhando, de acordo com o ministro, para deslocar as defesas civis de outros estados para a região afetada pelas chuvas.

“A primeira grande preocupação numa situação como essa é garantir acesso a água, comida e medicamentos. O presidente Lula orientou mobilizar todos os recursos federais. Ministério da Defesa, Exército, Ministério da Integração, demais integrantes das Forças Armadas, para que a gente viabilize esses três itens que são fundamentais numa situação como esta”, disse.

Lula deve visitar estados

Padilha informou que Lula deve visitar a região para avaliar os danos provocados pelas chuvas. Ainda não há data prevista para a viagem. O ministro disse ainda que o Ministério de Minas e Energia vai determinar a mobilização de subsidiárias de companhias energéticas para garantir o retorno da eletricidade nos municípios atingidos. Segundo Padilha, os governadores também pediram que o governo entre em contato com operadoras de telefonia para restabelecer o contato por celular nas regiões mais afetadas pelas enchentes.

“O presidente ligou para o Ministério de Minas e Energia e solicitou que fossem deslocadas as subsidiárias federais e as companhias estaduais que têm relação com o sistema energético para garantir a energia, inclusive se utilizar dos instrumentos que forem necessários: geradores, equipes se deslocarem para lá. Pelos governadores também foi solicitado contato com as operadoras de telefonia que operam nos estados para garantir uma forma de deslocar antenas que viabilize contato por celular”, afirmou.

Os governadores de AL e PE disseram que a situação nos dois estados é “calamitosa”. Teotônio Vilela afirmou que além dos 26 mortos e mais de mil desaparecidos, a estrutura de vários municípios foi danificada. Segundo Vilela, 30% da ferrovia Transnordestina foi destruída com os alagamentos. “Um trecho da Transnordestina que ia ser inaugurada agora no dia 29 está completamente retorcido”, disse.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário