segunda-feira, 26 de julho de 2010

Arqueólogos descobrem pedaço de código de lei de 3.700 anos

codigolei-hg-20100726 Arqueólogos israelenses anunciaram nesta segunda-feira (26) a descoberta, pela primeira vez fora da Mesopotâmia - delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas - de um fragmento de um código de lei, com 3.700 anos de idade, parecido com o famoso Código de Hamurabi.

O chefe das pesquisas, o arqueólogo Amnon Ben-Tor, da Universidade Hebraica de Jerusalém, comentou a importância histórica da descoberta.

- É a primeira vez que um fragmento de um código de lei é descoberto na Terra Santa e, até mesmo, fora de Mesopotâmia.
Esse texto remonta a dez séculos antes da suposta redação da Bíblia (século 7 antes de Cristo).

Ben-Tor indicou que trata-se "de um fragmento muito pequeno de argila (2 cm por 1,5cm) em escrita cuneiforme acadiana, com quatro linhas muito próximas dos dois lados da tábua".

O fragmento foi descoberto há alguns dias no sítio da cidade cananeia de Hazor, norte de Israel.

O responsável pela decodificação, o professor Wayne Horowitz disse que "o texto se refere às regras que regiam as relações entre mestres e escravos".

- Essas linhas que evidenciam um conteúdo legal confirmam a ligação entre o reino de Hazor e os reinos da Síria do norte.

Localizada no norte da Galileia, Hazor foi uma das principais cidades do Crescente Fértil durante a idade de bronze.

Situada na estrada que liga o Egito à Ásia, Hazor comercializava estanho com as cidades da Babilônia e da Síria para alimentar sua indústria de bronze.A cidade mantinha ligações políticas e econômicas estreitas com a Mesopotâmia, entre o Tigre e o Eufrates (hoje, Iraque e nordeste da Síria).

Hazor prosperou principalmente durante a metade do período cananeu (1.750 a.C.) e foi a maior cidade fortificada de Israel durante o período israelita (século 9 a.C.). A Bíblia se refere a Hazor como "a cabeça de todos esses reinos" cananeus (Josué 11:10).

O Código de Hamurabi (por volta de 1.750 a.C.) é um dos mais antigos códigos de lei, o primeiro quase completo.Texto babilônio não religioso, mas de inspiração divina, elaborado sob a autoridade do rei Hamurabi, ele prolonga juridicamente a obra militar e política do fundador do reino da Babilônia.

Esse código está atualmente no Museu do Louvre em Paris, mas uma cópia também está exposta no museu arqueológico de Teerã, no Irã.

 

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário