quarta-feira, 4 de agosto de 2010

USP cai 69 posições em ranking mundial de universidades

USP

Levantamento procura estimular universidades a refletir as suas atividades com precisão na internet

A Universidade de São Paulo (USP) caiu da  53ª para 122ª posição no Webometrics Ranking of World Universities – lista divulgada nesta semana que mede a presença das instituições de ensino superior de todo o mundo na web com base no conteúdo que elas disponibilizam aos usuários da rede. A última versão da lista havia sido publicada em janeiro.

Com a queda, a instituição paulista deixou de ser a melhor colocada entre as universidades da América Latina. Foi ultrapassada pela Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), que também perdeu posições – da 58ª para a 70ª.

Ainda assim, a USP é a melhor universidade brasileira no ranking. Depois dela, aparecem a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – que passou da 143ª para a 239ª colocação – e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – que também caiu, da 222ª para a 377ª posição.

O ranking é realizado desde 2004 pelo Cybermetrics Lab, do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), órgão espanhol de pesquisa pública. A iniciativa visa incentivar as instituições de ensino superior a exibir parte do conhecimento produzido no interior de seus muros para a web.

A lista é publicada duas vezes ao ano. No último levantamento, foram analisadas 20.000 instituições de ensino superior. São considerados a quantidade de aparições em sistemas de busca, de links que levam a páginas das instituições, de arquivos disponíveis em diferentes formatos e de teses, citações e trabalhos que aparecem em buscas acadêmicas.

Os americanos ocupam as 30 primeiras colocações do ranking. A Universidade de Harvard, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Stanford são as três primeiras colocadas.

 

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário