sábado, 14 de agosto de 2010

Reflexão Matinal - Em busca do prazer

 
prazer Os drogados usam crack para chegar a um "pico", mas por causa de seus efeitos colaterais terríveis, eles estão na verdade correndo compulsivamente atrás da auto-destruição. Mas há gente correndo atrás de outro tipo de "pico" nas bacias amazônicas - o que lhes dá uma sensação avassaladora esttá no cascalho dos rios: ouro. O desejo de encontrar ouro tem seus efeitos devastadores próprios. Estes garimpeiros usam mercúrio para separar o metal precioso do cascalho, que é jogado às toneladas nos rios. Resultado: os peixes ficam contaminados e o povo se envenena comendo os peixes. Os efeitos do mercúrio sobre o organismo são terríveis: lesões no sistema nervoso e rins e podem causar anomalias nos fetos em formação.

Infelizmente muito usuários de cocaína e garimpeiros da região amazônica estão tão preocupados com o que eles querem obter, que eles nem ligam para o que possa acontecer com eles ou com os outros. Assim sendo, eles nos dão um exemplo vívido de um problema que pode assolar qualquer um de nós - o vício do prazer.

O rei Salomão, autor de Eclesiastes, tinha este problema. Ele buscou sensações fortes - "picos" - de várias maneiras: através da comédia (capítulo 2 verso 2), do vinho (2:3), do trabalho (2:4-5), das riquezas e de um harém (2:9-10). Ele acabou concluindo que esta busca de prazer era simplesmente uma perda de tempo (2:11) e que depois de cada "pico", ele caía de novo no vale da realidade.

Salomão concluiu que só uma coisa lhe daria um sentido de propósito e prazer duradouros - seu relacionamento com Deus (12:13-14). Ele já não queria mais viver só para se divertir ou trabalhar; ele começou a viver pelo prazer da companhia de Deus e buscando agradá-lo em tudo.

E você, onde tem buscado prazer? Quais tem sido as conseqüências desta busca para sua vida?

Nada nos pode dar mais satisfação do que agradar a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário