quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Eleições 2010 - Primeiro debate: guerra de nervos e preparo

Presidenciaveis Os três principais candidatos à Presidência da República passaram os últimos dias com a cabeça nas duas horas em que travarão o primeiro debate televisivo, que ocorre na noite desta quinta-feira na Bandeirantes. Ao mesmo tempo em que tentam provar suas diferenças, José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV) tiveram pelos menos duas práticas em comum nas últimas 72 horas: diminuíram o ritmo dos compromissos públicos e intensificaram as leituras de relatórios com dados.

José Serra – O tucano manteve as agendas públicas esta semana (em São Paulo e Minas Gerais), mas em menor quantidade para poder descansar. Passou dois dias na capital paulista para evitar o desgaste de viagens de avião. Nos últimos dias, o tucano tem revisado relatórios preparados por seus assessores com dados do governo federal e também de sua gestão em São Paulo. Para mostrar sua tranquilidade e experiência, Serra deve ir nesta quinta, poucas horas antes do debate, ao Mercado Municipal de São Paulo, onde deverá comer o tradicional sanduiche de mortadela.

Nos últimos dias, o candidato não fez longas reuniões de preparação com seus marqueteiros ou com professores de técnica corporal, apenas conversou com assessores mais próximos sobre os melhores e mais atualizados dados que permitam comparações. Também debateu as melhores técnicas de perguntas para “atrair as adversárias para a comparação e o debate”. A prática de ler relatórios é um hábito desde a época de prefeito e governador. Os papelórios são concisos e destacam dados numéricos. Notívago famoso, foi aconselhado a não dormir muito tarde.

“Serra está sempre pronto para o debate porque é um homem com muita experiência e preparo”, afirma o senador Sergio Guerra, presidente do PSDB. “Esperamos que esse primeiro encontro mostre que ele é o mais preparado, de fato.”

Dilma Rousseff – A preparação da petista durante a semana envolveu pausa na agenda pública e reunião com os coordenadores de sua campanha, além dos conselhos do marqueteiro João Santana e da jornalista Olga Curado, que cuidaram de sua postura frente às câmeras. Segundo assessores, na noite anterior ao debate a ex-ministra dormiria em sua casa, em Brasília. A chegada a São Paulo está prevista para o meio-dia desta quinta-feira. De acordo com o coordenador de comunicação da campanha petista, deputado Rui Falcão, Dilma está “muito tranquila, bem preparada e confiante”.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza, prefere ponderar sobre a necessidade de discutir propostas e render-se a ataques. “Nenhum debate tem um candidato que esmaga o outro. Temos expectativa positiva, porque o debate é mais um momento de esclarecer as posições e os programas”.

Marina Silva – Habituada a dar até duas entrevistas coletivas por dia à imprensa desde que a campanha começou oficialmente, a candidata pelo PV à Presidência, Marina Silva, reservou a agenda pública desta quarta-feira a seis minutos de conversa com os jornalistas. Envolvida na preparação para o debate desta quinta, a presidenciável cancelou a visita que faria a um abrigo de crianças pela manhã e falou, à tarde, somente sobre a agenda da próxima semana e respondeu a uma pergunta dos repórteres.
Nas horas anteriores ao debate, Marina Silva treinaria postura diante das câmeras com a diretora de teatro Sandra Grasso e entonação com a fonoaudióloga Lenny Kyrillos. Ambas vêm acompanhando a candidata desde o início da campanha.

Na véspera, a candidata reuniu-se com a equipe de especialistas que a ajudou a elaborar o plano de governo e simulou o debate para treinar a adaptação ao tempo limite de fala. Pouco antes do debate, a senadora será maquiada por Marcos Padilha, da equipe de Fernando Meirelles.

Embate de craques – Outra preocupação das campanhas é garantir a presença do maior número de aliados na plateia da Plinio ArrudaBandeirantes. Para eles, a imagem de força política e união também é fundamental. O candidato a vice na chapa petista, deputado Michel Temer (PMDB), já garantiu sua cadeira no estúdio, assim como o vice de Serra, Indio da Costa (DEM).
Serra contará com a presença de caciques do PSDB, especialmente do ex-governador de Minas Aécio Neves. Dilma terá ao seu lado nomes fortes de sua campanha, como o ex-ministro Antonio Palocci.

Fonte: Veja (Fernando Mello, Marina Dias, Luciana Marques e Adriana Caitano)

Participará deste primeiro debate na Bandeirantes o também candidato a presidencia pelo PSOL, Plinio Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário