domingo, 1 de agosto de 2010

IBGE dá início neste domingo a primeiro censo 100% informatizado

censo 2010 A partir deste domingo (1º), mais de 192 mil funcionários do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vão visitar cerca de 58 milhões de casas por todo o país, dando início ao Censo 2010 - uma pesquisa exaustiva para coletar dados e traçar o perfil da população brasileira.

Um dos grandes desafios para os recenseadores será o de ser atendido pelos moradores, por uma questão de segurança. Para minimizar resistências, o IBGE veicula uma campanha, também a partir deste domingo, para que o recenseador seja reconhecido.

As visitas acontecem até outubro e os primeiros resultados devem ser divulgados em novembro. O funcionário deve usar um colete oficial, crachá, boné, um aparelho de coleta de dados [semelhante a um celular ou computador de bolso azul]. Um número de telefone gratuito 0800-7218181 poderá ser usado para confirmar a identidade do entrevistador.

Quem não tiver tempo de responder às questões (processo que pode demorar de cinco a 30 minutos) ou preferir não atender o recenseador, poderá participar da pesquisa pela internet, no portal do IBGE, usando uma senha entregue em envelope lacrado pelo recenseador.

Mudanças no Censo

Em relação às últimas pesquisas, a deste ano terá mudanças importantes. O IBGE não vai mais perguntar quem é o chefe da família, porque entende que, atualmente, cada vez mais as responsabilidades são compartilhadas.

Segundo o presidente do IBGE, as informações sobre as mulheres eram, muitas vezes, deixadas de fora. Agora, será perguntado sobre a quantidade de pessoas que respondem pela renda familiar e as relações de parentesco, em relação a um dos membros da casa.

Este ano, os casais homossexuais poderão se identificar desta forma. Outra alteração diz respeito às questões sobre raça e cor, que serão feitas a todos os brasileiros e não mais por amostragem.

Esse será o primeiro Censo totalmente informatizado. Os dados registrados nos aparelhos dos recenseadores serão transmitidos para uma central de processamento. O orçamento para toda operação está calculado em R$ 1,677 bilhão.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário