sexta-feira, 23 de abril de 2010

PSB decide retirar candidatura de Ciro Gomes à Presidência

A decisão da cúpula do PSB foi tomada após reuniões entre a noite de quarta e quinta-feira (22)

O deputado federal Ciro Gomes não será candidato à Presidência da República. A decisão da cúpula do PSB foi tomada após reuniões entre a noite de quarta-feira (21) e esta quinta-feira (22).

Ciro foi informado da posição do partido nesta quinta-feira (22), em encontro no fim da manhã, que se estendeu em um almoço em Brasília. Após comunicar o deputado, a cúpula do PSB se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo. O encontro com Lula começou às 15h30 e participaram o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, o governador do Ceará e irmão de Ciro, Cid Gomes e o governador do Piauí, Wilson Martins. A pré-candidata do PT à Presidência, a ex-ministra Dilma Rousseff, chegou ao CCBB por volta das 17h30 e entrou na reunião.

Eles saíram da audiência com o presidente da República negando que o partido já tenha tomado alguma decisão. Mas mantiveram uma reunião da executiva nacional do partido marcada para terça-feira que vem (27) para formalizar a decisão sobre a candidatura do Ciro. Eles também deram um prazo para que todos os diretórios estaduais do PSB informem à executiva o resultado de uma avaliação em cada Estado sobre as alianças e acordos com outros partidos, principalmente com o PT e outros partidos da base governista.

Além dos três que participaram da reunião, o senador do Espírito Santo Renato Casagrande e o ex-ministro e vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, participaram das conversas que levaram à desistência do PSB de lançar Ciro como candidato à presidência.

Ciro Gomes deixou Brasília na tarde desta quinta-feira (21). Ele pegou um avião para Fortaleza junto com a mãe. O deputado vai se licenciar da Câmara por algumas semanas. O deputado vai viajar ao exterior – o destino ainda não foi informado – e vai voltar dentro de 20 dias a um mês para se incorporar à campanha eleitoral do PSB. Entretanto, Ciro não será candidato a nada, a princípio, apesar de ter transferido seu domicílio eleitoral para São Paulo onde era cotado como nome à corrida para o governo estadual.

Em nota, a assessoria de imprensa do deputado Ciro Gomes afirmou que ele mantém sua candidatura à presidência, mas que aceitará a decisão do partido. "Ciro afirma que continua candidato, que considera sua postulação importante para o PSB e para o País e que jamais desistirá de concorrer à Presidência. Se o seu Partido decidir por não apresentar candidatura própria que assuma o ônus da decisão, a qual ele aceitará e respeitará como filiado."

As reuniões desde a noite de quarta-feira serviram para o partido fazer um levantamento sobre as condições objetivas nos Estados e as possibilidades de alianças para as disputas de governos como São Paulo, Bahia, Ceará, Sergipe, Pernambuco e Distrito Federal.

Segundo pesquisa eleitoral do Ibope/Diário do Comércio divulgada na quarta-feira (21), em um cenário eleitoral com as candidaturas de José Serra (PSDB), Dilma Rousseff (PT), Ciro Gomes (PSB) e Marina (PV), o ex-goverandor tucano lidera a disputa com 36% das intenções de votos. A ex-ministra Dilma fica em segundo, com 29%. Ciro e Marina empatam com 8%. Sem Ciro na corrida ao Planalto, Serra ganha quatro pontos percentuais e chega a 40%. Dilma ganha três pontos e atinge 32%. Marina aparece com 9%


Fonte: Revista Época



 

Um comentário:

  1. O BRAVATEIRO BOÇAL DO LULA E OS OLHOS PERVERSOS DO EDUARDO CAMPOS PEGARAM A CANDIDATURA DO CIRO FALASTRÃO E REDUZIRAM A ESCOMBROS, A FRANGALHOS, A FARRAPOS, A PÓ DE MADEIRA, FICOU UM CACO SÓ, CAINDO OS TACOS, AS TIRAS, LARGANDO O COURO. ALÉM DE ESPATIFADA, PISADA, RALADA, MOÍDA E ESFARELADA. PARA QUEM CONHECE LULA E EDUARDO SABIA MUITO BEM QUE JAMAIS CIRO BURRO BRABO SAIRIA CANDIDATO A NÃO SER FAZENDO O PAPEL DE BOI DE PIRANHA COMO FOI O CASO. NA POLÍTICA, MANHOSAMENTE FALANDO, O NETO DO ARRAES E O FILHO DE DONA LINDU SÃO CARANGUEJOS DO MESMO CESTO.

    ResponderExcluir