quinta-feira, 15 de abril de 2010

Garanhuns Jazz Festival ganha edição, hoje, na capital

O Garanhuns Jazz Festival continua rendendo. Para comemorar o sucesso do evento e o Prêmio Mestre Salustiano (concedido pela Secretaria de Turismo), o produtor Giovanni Papaléo transportou uma noite do festival de Garanhuns, hoje, para o Spirit Music Hall, nos Aflitos. “No primeiro ano ficamos em terceiro no Mestre Salustiano, este ano fomos os ganhadores e ainda recebemos voto de aplauso da Câmara de Vereadores do Recife”, exulta Papaléo.

As atrações deste Garanhuns Jazz Festival “in Recife” são o guitarrista americano Larry McCray, de Chicago, o gaitista carioca Jefferson Gonçalves, Blues Special Band (do argentino Adrian Flores), mais os convidados Fabinho Costa (trompetista que toca com Alceu Valença), Cida Maria, Gina Pulso e, naturalmente a Uptown Band, que abre a noitada de blues, prevista para começar às 21h.

Larry McCray, que será acompanhado pela Blues Special Band, é da nova geração do blues de Chicago, que segue, ma non troppo, a tradição do blues plugado, que vem de Muddy Waters nos anos 40. Esta geração, a mesma de Robert Cray, cresceu ouvindo rock e pop, então costuma temperar seu blues com outros ingredientes. Run, música que dá título ao último CD, está mais para heavy metal do que para um blues de doze compassos. A melodia lembra Robert Cray, que misturou blues com harmonias à Beatles (o que não é o caso de McCray).

McCray aprendeu guitarra com a irmã, Clara, e mais tarde formaria sua primeira banda de blues com os irmãos Carl (baixo) e Fred (bateria). Ex-operário da General Motors, em Detroit, Larry McCray, nascido em 1960, somente gravaria seu disco de estréia em 1991, Ambition, pelo selo Point Blank. O disco foi tão bem-recebido que ele logo estaria numa turnê com um dos seus ídolos, Albert Collins, um inovador da linguagem do blues.

Delta hurricane, seu segundo disco, de 1993, foi produzido por um especialista, Mike Vernon, que assina a produção de nove entre dez estrelas do blues inglês, de Eric Clapton a John Mayall, Savoy Brown a Ten Years After. No show de hoje, ele tem como base o repertório de Run, com músicas de seus sete discos anteriores, podendo incluir All along the watchtower, que gravou para um tributo a Bob Dylan. Larry McCray será acompanhado pela banda do argentino Adrian Flores, por sua vez, um dos blueseiros mais atuantes da Argentina.

O carioca Jefferson Gonçalves, é um veterano do blues brasileiro. Participou de grupo como o Blues Etc. e o Baseado em Blues. Com as constantes vindas ao Recife e outras capitais do Nordeste descobriu insuspeitas afinidades entre o blues e os ritmos nordestinos. Seu primeiro disco solo, de 2004, tem o pernambucaníssimo título de Greia.

Fonte: Caderno C / JC
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário