domingo, 25 de abril de 2010

Campanha política na base da troca de favores

A Mostra Pernambuco, programação competitiva que traz 18 produções - 15 curtas e três longa-metragens realizados por diretores pernambucanos ou que tenham vínculo com a cultura do estado, termina neste domingo, com o documentário Porta a porta - Uma política em dois tempos. O longa-metragem será exibido pela primeira vez no Cine PE e marca a estreia de Marcelo Brennand na direção. O filme trata da influência do período eleitoral no contexto político-social de uma cidade do interior, no caso, Gravatá.

"Parti do argumento de abordar de forma apartidária uma campanha política fora das grandes capitais, onde o eleitor tivesse proximidade maior com o candidato que faz a política 'porta a porta'", diz Brennand, que além de dirigir, assina a produção, roteiro e fotografia do longa.

Para ele, a política nacional está pautada mais pela relação do eleitor com a mídia do que com os candidatos. E diz que, apesar de estar restrito à realidade local de uma cidade do interior, seu filme inclui a busca de um retrato maiordo que é a política brasileira da troca de favores.

O fio condutor inicial é a campanha do vereador Fernando Resende, que permitiu ser acompanhado por uma equipe de filmagem. "Com o tempo, percebi que a cidade mudou com a mobilização de cabos eleitorais que fazem um pacto socioeconômico. No começo eles se agarram ao emprego, pois passaram necessidade nos últimos três anos. Depois eles vestem a camisa do partido, como se fosse de um time de futebol. E a cidade fica condicionada a essa manipulação".

Pernambucano radicado em São Paulo, Marcelo Brennand morou no Recife até os 18 anos, quando migrou para a capital paulista para estudar administração. Há três anos ele investe na carreira de cineasta. Ano passado fez um curso em Nova York e voltou ao Brasil para finalizar o material captado ao longo de três meses, em Gravatá. Após o Cine PE, Brennand quer finalizar seu primeiro curta, Nova York cidade dos sonhos, e percorrer festivais com o longa, além de exibi-lo em praça pública em Gravatá, Garanhuns e Petrolina,como forma de retorno para o público do interior.

As sessões da Mostra Pernambuco no Cinema São Luiz (Rua da Aurora, Boa Vista) começam às 19h e ingressos poderão ser retirados gratuitamente na bilheteria do cinema, a partir das 17h. Informações: 3184-3074. (André Dib).
 
 
Fonte: Diário de Pernambuco
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário