sexta-feira, 19 de março de 2010

Grupo JCPM investe pesado no recife


O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, apresentou hoje ao prefeito João da Costa o projeto de construção de um novo Shopping na cidade do Recife e mais três torres empresariais. Os novos equipamentos serão erguidos no bairro do Pina, na antiga Fábrica da Bacardi, numa área de influência que cobre toda a cidade.

RioMar Shopping

O moderno centro de compras, o maior do Nordeste e um dos maiores do Brasil, teve como inspiração para seu nome a localização entre o Rio e o Mar. O projeto será erguido em uma área total de terreno de 202.710 metros quadrados, com área construída de 260.000 metros quadrados, implantação de 40.000 metros quadrados de área verde, com área bruta locável de 98.462 metros quadrados, composto por 476 lojas, sendo 18 âncoras, 7 megalojas, 11 restaurantes, 437 lojas satélites, incluindo praça de alimentação, 14 salas de cinema(incluindo salas VIPs), diversões eletrônicas, um teatro com cerca de 500 lugares, e 6.050 vagas de estacionamento.

Os investimentos nesse novo shopping serão de aproximadamente R$ 500 milhões. Durante a construção serão proporcionados 2.000 empregos diretos, e 7.000 empregos diretos quando em funcionamento. A previsão é de gerar , anualmente, R$ 150 milhões de impostos federais, estaduais e municipais, após a inauguração prevista, para outubro/novembro de 2012. Além do RioMar Shopping, serão construídas 3 torres empresariais com 42.147 metros quadrados de área privativa e 1.900 vagas de estacionamento, totalizando 7.950 vagas, para o empreendimento como um todo.

O empresário João Carlos Paes Mendonça declara : “ O RioMar Shopping é a realização de um grande sonho meu de dotar Recife de um dos maiores e mais modernos centros de compras do País”. E acrescenta: “ A cidade do Recife já está apta a receber um equipamento desse porte: prático, confortável e que vem atender às necessidades do mundo moderno”.

Sustentabilidade

O arrojado projeto dos arquitetos André Sá e Francisco Motta, os mesmos que foram responsáveis pela arquitetura do Salvador Shopping, foi pensado para reduzir o consumo de recursos naturais, físicos e energéticos. A economia resultante do uso racional da água e da energia beneficiará os custos condominiais. Além de respeitar o meio ambiente, o novo equipamento possibilitará aos pernambucanos uma moderna experiência de shopping, com mall amplo, de fácil circulação e projeto paisagístico do conceituado arquiteto Luiz Vieira.

Dentro do conceito de sustentabilidade, o RioMar Shopping utilizará a água da chuva, que será armazenada e filtrada para sistema de cargas de sanitários. Outra fonte de redução de consumo é o sistema de esgoto a vácuo, que reduzirá em 90% a necessidade de água para descargas e eliminará, na mesma proporção, o impacto de esgotamento sanitário da cidade do Recife. Economia ao mês de mais de 6 milhões de litros. Toda automação predial controlará os sistemas de refrigeração, iluminação, incêndio e segurança.

A construção utilizará materiais recicláveis, e os resíduos gerados ao longo da obra serão reutilizados no local ou devolvidos para o fabricante. O RioMar Shopping tem domos de vidro, que vão permitir o aproveitamento de cem por cento da iluminação natural, com fatores de controle dos raios infravermelhos e ultravioleta, o que reduz a irradiação de calor para dentro do ambiente e contabiliza uma redução de custos de energia para iluminação em até 70% entre as 10h e17h.

Social

Será reservada uma área de mil metros quadrados para o funcionamento do Instituto JCPM de Compromisso Social, que já atua com ações voltadas para capacitação e empregabilidade de jovens da comunidade do entorno.

Grupo JCPM

Com o lançamento do RioMar Shopping o Grupo JCPM mantém sua política de investimentos no setor, estando presente nos estados de Pernambuco, Sergipe, Bahia e São Paulo. Na grande Recife, o grupo possui participações no Shopping Recife, Shopping Tacaruna, Plaza Shopping,e Shopping Guararapes. Em Aracaju tem participações nos Shoppings Jardins e Riomar-Sergipe. Em São Paulo, no Shopping Villa-Lobos e no Shopping Granja Vianna que está em construção e, na Bahia, no Salvador Shopping e Salvador Norte, este último inaugura em 9 novembro deste ano.

Também fazem parte dos negócios do Grupo o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, composto pelo Jornal do Commercio, líder em circulação em Pernambuco, JC OnLine, TV Jornal Recife e Caruaru, Rádio Jornal AM do Recife, Caruaru, Garanhuns, Limoeiro, Pesqueira e Petrolina e JC/CBN, em Pernambuco.

O Grupo atua ainda no segmento imobiliário. Desde setembro de 2006 inaugurou o JCPM Trade Center e recentemente lançou junto com a Cyrella Andrade Mendonça, o Le Parc Boa Viagem, primeiro residencial resort do Recfe. Na Bahia tem participação no Downtown Salvador Shopping, complexo imobiliário formado pelo empresarial Salvador Shopping Business, O CEO Salvador Shopping e o residencial Mandarim Salvador Shopping.


Fonte: portal da propaganda

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário