terça-feira, 18 de maio de 2010

Izaías de alma lavada: "ACIAGAM - CONTAS APROVADAS PELO MINISTÉRIO DO TURISMO"

Depois das  denuncias de desvio de verbas por Sampainho, ex-prefeito de Caetés, contra o Deputado Izaías Régis, este agora está de alma lavada, de posse de ofício do Ministério do Turismo, declarando aprovadas as contas da ACIAGAM, conforme comunicado abaixo pela propria associação:

ESCLARECIMENTO À IMPRENSA

1) A ACIAGAM desde o final de 2009 vem sendo acusada de desvio de dinheiro público, motivada pela denúncia do ex-prefeito da cidade de Caetés, José Luiz Sampaio, o “Sampainho” (PSB), de ter prestado contas ao Ministério do Turismo de eventos não realizados naquela região com o objetivo de atingir o deputado estadual Izaías Régis diante de uma campanha eleitoral que se aproxima.

2) Estamos anexando cópia do Ofício 620/2010/DGISE/MTur, datado de 08 de abril de 2010 informando que o Ministério do Turismo efetuou a reanálise da prestação de contas do Convênio nº CV – Mtur: 591/2008 objetivando “FESTA DE SÃO JOÃO DE CAETÉS/PE”, com total aprovação.

3) A ACIAGAM, por ter sido criada no ano de 2000 pelo então deputado estadual Izaías Régis (que não exercia nenhum mandato naquele período), cuja intenção era a de promover e realizar congressos, seminários, conferências, feiras, espetáculos artísticos, desportivos e culturais e outros eventos diretamente ou através de convênios, para o debate de assuntos de interesse de sócios ou da comunidade, para a cidade de Garanhuns e do Agreste Meridional, como reza o Estatuto social da Associação, o mesmo vem sendo atacado incansavelmente, pela imprensa de Recife e principalmente na sua área de atuação na cidade de Garanhuns e nas cidades do Agreste Meridional.

4) Como se trata de uma entidade sem fins lucrativos promotora de eventos culturais, educacionais e esportivos que visa o desenvolvimento social da população, o próprio deputado estadual Izaías Régis – 1º Vice-Presidente da Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, informou a esta Associação que se não fosse impedido por exercer mandato parlamentar, com certeza estaria fazendo parte da diretoria com muita satisfação.

5) Informamos que toda verba que conseguimos através de eventos junto ao Ministério do Turismo, foram destinadas de forma séria e comprometida com a cultura. Durante todos os festivais sempre existiu um representante do Ministério do Turismo que registra tudo nos mínimos detalhes, portanto, não existe nenhuma festa fantasma e nem desvio de dinheiro público, conforme citações e acusações que vêm acontecendo.

6) A ACIAGAM através dos festivais e de outros eventos que acontecem em Garanhuns e em algumas cidades do Agreste Meridional, tem beneficiado toda a rede hoteleira (hotéis, pousadas, albergues, setor imobiliário, etc) com ocupação de 100% de sua capacidade. Também são beneficiados e lucram com esses eventos os bares, restaurantes, as casas de lanches, os salões de beleza, os taxistas, os supermercados, os mercadinhos, o comércio ambulante e/ou informal e a rede de lojas do comércio, entre outras infinidades de beneficiados com geração de empregos diretos e indiretos. Promove também o aquecimento das vendas durante os festivais através de campanhas promocionais como sorteio de carros e motos para quem compra nas lojas durante este período e para o turista que vem a Garanhuns assistir o evento promovido.

8) A ACIAGAM tem o objetivo de tornar Garanhuns e os municípios do Agreste Meridional como pólos turísticos e no evento do São João, cujo intuito é resgatar as antigas tradicionais festas juninas. Em todos os municípios onde a festa foi realizada houve uma enorme satisfação dos habitantes que compareceram em massa. Os municípios que não estavam habilitados para receber os recursos de acordo com as exigências do Ministério do Turismo, não foram contemplados, gerando grande insatisfação.

9) Por fim a ACIAGAM vem a público agradecer a oportunidade por todo o apoio que tem recebido de alguns órgãos de imprensa para os esclarecimentos diante de palavras infundadas dirigidas a esta instituição, respeitando todos os municípios do Agreste Meridional, cada cidadão, setores do comércio que são parceiros diretos para realizações de todos os eventos promovidos por esta Associação.

Garanhuns/PE, 18 de maio de 2010.

ACIAGAM-ASSOCIAÇÃO DO COMÉRCIO DA INDÚSTRIA E AGROINDUSTRIAL DE GARANHUNS E AGRESTE MERIDIONAL


3 comentários:

  1. Na verdade o Sr. Deputado deveria prestar contas ao povo.Se o fizesse não estaria tendo que publicar este tipo de "aviso". Foram quase 2 milhões de reais "investidos" no forró do Agreste, será que todo este valor foi gasto no São João de Caetés? Se existisse transparência nos gastos e prestações de contas nos eventos da citada ENTIDADE, este tipo de "denúncia" não ocorreria.Na verdade, se estívessemos num país sério este tipo de ENTIDADE que utiliza-se de recursos Públicos para promoção pessoal, com certeza nem existiria.

    ResponderExcluir
  2. Queremos também o parecer do Ministério Público , Policia FEDERAL e a cópia legível do parecer do Ministério do Turismo. Queremos as cópias dos contratos das atrações contratadas pela ACIAGAM e os RECIBOS E CARTAS DE EXCLUSIVIDADE dos artistas e bandas contratadas para ver se batem com a realidade. A questão do parecer favorável não isenta em sua totalidade a malversação de recursos públicos. Quanto a questão de que os eventos aconteceram isto ninguem questiona, mas, a forma como eles foram formatados. As investigações do escândalo da EMPETUR se deu em duas vertentes: 01 - Shows fantasmas e 02- Superfaturamentos de cachês. As investigações e os questionamentos dos eventos realizados pela ACIAGAM são: Superfaturamento de cachês e desvio de recursos federais. A não confirmação do uso LÍCITO dos recursos captados pela ACIAGAM é o X do problema. O deputado para sair licitamente destas acusações deve por obrigação moral mostrar a sociedade de Garanhuns e região do Agreste Meridional, bem como ao Ministério Público e Imprensa as cópias dos contratos das bandas contratadas por ele, bem como as cópias de todas notas fiscais de serviços inerentes aos eventos para ver se batem com os preços reais, e por fim, se os recursos captados pagaram em sua totalidade essas despesas. Enquanto o nobre deputado não fizer isto, esta aprovação é uma mera aprovação POLÍTICA . Até porque o Ministério do Turismo é administrado pelo PTB partido do deputado. Garanhuns e região sabe de cor que o mesmo detém grandes amizades com gente graúda dentro do Ministério do Turismo. É a tal história de vc investigar a vc mesmo. Quero ver o parecer do Ministério Público e da Policia Federal. O resto é POLITICA. E ponto final.
    Para completar meu comentário, seria interessante que o Deputado Izaias mandasse para a imprensa uma cópia da nota da ACIAGAM assinada pelo seu presidente e seus componentes. Pois até agora ninguem sabe quem é este cidadão e os outros nomes que fazem sua diretoria. No estouro do ESCÂNDALO, o deputado jurou de pés juntos que nada tinha a ver com a ACIAGAM se contradizendo o tempo todo. Chegou até mesmo a dizer a IMPRENSA que iria fecha-la e que não mais realizaria eventos. Já realizou o FEMUARTE sem competição, mês passado, e agora se prepara para realizar o FESTIVAL DO SÃO JOÃO DO AGRESTE. Não custa lembrar que segundo o portal da Transparência do Governo Federal, a ACIAGAM captou a faraônica quantia de: R$: 1,950,000,00(Hum Milhão Novecentos e Cinquenta Mil Reais)uma grana preta. O deputado e sua instituição não se livrará dos questionamentos públicos enquanto não prestar contas dos seus gastos para realizar estes eventos. Enquanto isso... nossa saúde vai mal, nossa educação não corresponde, a violência não dá trégua, e nossos jovens continuam DESEMPREGADOS.

    ResponderExcluir
  3. Queremos também o parecer do Ministério Público , Policia FEDERAL e a cópia legível do parecer do Ministério do Turismo. Queremos as cópias dos contratos das atrações contratadas pela ACIAGAM e os RECIBOS E CARTAS DE EXCLUSIVIDADE dos artistas e bandas contratadas para ver se batem com a realidade. A questão do parecer favorável não isenta em sua totalidade a malversação de recursos públicos. Quanto a questão de que os eventos aconteceram isto ninguem questiona, mas, a forma como eles foram formatados. As investigações do escândalo da EMPETUR se deu em duas vertentes: 01 - Shows fantasmas e 02- Superfaturamentos de cachês. As investigações e os questionamentos dos eventos realizados pela ACIAGAM são: Superfaturamento de cachês e desvio de recursos federais. A não confirmação do uso LÍCITO dos recursos captados pela ACIAGAM é o X do problema. O deputado para sair licitamente destas acusações deve por obrigação moral mostrar a sociedade de Garanhuns e região do Agreste Meridional, bem como ao Ministério Público e Imprensa as cópias dos contratos das bandas contratadas por ele, bem como as cópias de todas notas fiscais de serviços inerentes aos eventos para ver se batem com os preços reais, e por fim, se os recursos captados pagaram em sua totalidade essas despesas. Enquanto o nobre deputado não fizer isto, esta aprovação é uma mera aprovação POLÍTICA . Até porque o Ministério do Turismo é administrado pelo PTB partido do deputado. Garanhuns e região sabe de cor que o mesmo detém grandes amizades com gente graúda dentro do Ministério do Turismo. É a tal história de vc investigar a vc mesmo. Quero ver o parecer do Ministério Público e da Policia Federal. O resto é POLITICA. E ponto final.
    Para completar meu comentário, seria interessante que o Deputado Izaias mandasse para a imprensa uma cópia da nota da ACIAGAM assinada pelo seu presidente e seus componentes. Pois até agora ninguem sabe quem é este cidadão e os outros nomes que fazem sua diretoria. No estouro do ESCÂNDALO, o deputado jurou de pés juntos que nada tinha a ver com a ACIAGAM se contradizendo o tempo todo. Chegou até mesmo a dizer a IMPRENSA que iria fecha-la e que não mais realizaria eventos. Já realizou o FEMUARTE sem competição, mês passado, e agora se prepara para realizar o FESTIVAL DO SÃO JOÃO DO AGRESTE. Não custa lembrar que segundo o portal da Transparência do Governo Federal, a ACIAGAM captou a faraônica quantia de: R$: 1,950,000,00(Hum Milhão Novecentos e Cinquenta Mil Reais)uma grana preta. O deputado e sua instituição não se livrará dos questionamentos públicos enquanto não prestar contas dos seus gastos para realizar estes eventos. Enquanto isso... nossa saúde vai mal, nossa educação não corresponde, a violência não dá trégua, e nossos jovens continuam DESEMPREGADOS.
    08 anos de mandato parlamentar. Nenhuma obra estruturadora para Garanhuns ou região agreste. Só FESTAS e mais FESTAS!

    Ana Maria Soares
    Viva Garanhuns
    Garanhuns-PE

    ResponderExcluir