quarta-feira, 26 de maio de 2010

Serra quer cortar PIS/Cofins de obras de saneamento

Com discurso informal, pré-candidato arranca aplausos de empresários

O pré-candidato à Presidência da República, José Serra, prometeu durante sabatina realizada nesta terça-feira, em Brasília, na Confederação Nacional da Indústria (CNI) acabar com a cobrança de PIS e Confins sobre obras de saneamento.

"Eu anuncio que, se eu vier a ser eleito presidente, como eu espero, no dia dois de janeiro, eu tenho um projeto para eliminar o PIS/Cofins do saneamento. Quando é hora de fazer medidas simples, não acontece. Falta de prioridade do governo", disse o pré-candidato.

Para acrescentar: "Vocês sabem de quanto foi o aumento dos impostos sobre os investimentos em saneamento básico neste governo? Subiu de 3,5% para 7%. Por ano, esse aumento significa R$ 2 bilhões que poderiam ser investidos".

Serra, com um discurso informal e muito à vontade, foi interrompido várias vezes para ser aplaudido. O ex-governador criticou ainda a política de juros altos, a alta carga tributária e o baixo nível de investimento público em infraestrutura.

O pré-candidato tucano criticou a política macroeconômica do governo federal, defendendo a integração do Banco Central com a política de governo. "Não posso ter um ministro da Fazenda em disputa com o presidente do Banco Central e vice versa. Não há governo que funcione bem assim", afirmou.

Em crítica à pré-candidata oficial, Dilma Rousseff (PT), o ex-governador disse que não mudou de pensamento em relação à economia. Recordou ser um dos pioneiros na defesa do chamado tripé macroeconômico: controle da inflação, taxa de câmbio flutuante e controle fiscal. O governo petista, no entanto, sempre se posicionou contra a esses fundamentos da economia.

Ao comentar que muitas vezes ouve gente dizer que ele está mais à esquerda ou mais radical e que pode abalar mercados com algumas de suas propostas, Serra enfatizou: "Eu fico até orgulhoso. Imagina eu, sozinho, abalar mercados? Não há razão nenhuma para isso. A gente tem que aliar coerência, conhecimento, capacidade de fazer e responsabilidade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário