quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Política

Perspectiva adiantou: Heloísa Helena quer PSOL com Marina

O Perspectiva comentou, aproximadamente um mês e meio atrás, o seguinte:

“Corre a informação de que o PSOL cogita, dependendo das circunstâncias, apoiar o projeto presidencial da ex-Ministra Marina Silva, que deve concorrer ao Planalto pelo PV em 2010.

Parece que tudo vai depender de como a candidatura verde for construída na pré-campanha. Se a Senadora Marina se apresentar como terceira via, o PSOL deve estar com ela. Por outro lado, se a candidatura do PV constituir algo próximo de uma linha auxiliar do projeto presidencial tucano, o PSOL deve ficar de fora. Alegam os membros do partido que ficariam sem discurso se encaixar em um projeto desse tipo.

Enquanto isso, a candidatura de Heloísa Helena à Presidência fica em aberto. É forte a possibilidade de ela concorrer apenas ao Senado por Alagoas, deixando o caminho aberto para o seu partido apoiar o PV, se for preenchido, claro, o requisito explicado no parágrafo anterior.”

Pois bem. Vejam o que informa o jornalista Josias de Souza em seu blog:

“A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, sugeriu ao partido a abertura de negociação formal com a presidenciável Marina Silva, do PV.

A proposta foi feita à comissão Executiva do PSOL, que ainda não deliberou.

HH praticamente descartou a hipótese de disputar o Planalto em 2010.

Disse aos demais dirigentes do partido que, inviabilizando-se o acerto com Marina, prefere que o PSOL seja representado na sucessão por outra pessoa.

Citou o nome de sua preferência: o ex-deputado Milton Temer, do Rio.

A outra opção da legenda é Plínio de Arruda Sampaio, ex-deputado por São Paulo.

Ouvida pelo blog, HH disse que tende a comparecer às urnas como candidata ao Senado: ‘Quero que Alagoas tenha uma alternativa…’

[...]

Amiga fraternal de Marina, HH recusa a tarefa de comparecer à campanha como opositora da candidata do PV.

[...]

Se dependesse apenas da vontade de HH, o PSOL se coligaria com o PV de Marina.

[...]

O repórter apurou que o PV não cogita entregar ao PSOL o cargo de vice na chapa de Marina. Esse é um dos empecilhos.

O outro é o fosso ideológico que separa as duas legendas. O PV adota uma política de alianças que a turma do PSOL considera demasiado elástica.

Nos Estados e nos municípios, o partido de Marina participa de governos comandados pelo PSDB, pelo PT e até pelo DEM.”

O Perspectiva adiantou a possibilidade e, também, informou corretamente um dos motivos que pode colocar água no chope da aliança entre PSOL e PV: A proximidade deste último, em certas articulações, com PSDB e DEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário