Nem a gripe que acometeu há poucos dias a presidente nacional do Psol, Heloisa Helena, impediu a ex-senadora de vencer sua primeira batalha em direção ao apoio da candidatura de Marina Silva (PV) ao Palácio do Planalto. Por 13 votos a 3, a executiva nacional do partido deu cartão verde na tarde de quinta-feira para o início das negociações formais entre a legenda e o PV com vistas para 2010.
A proposta de criação de um canal de diálogo com os verdes nasceu do empenho pessoal de Heloisa que, amiga de longa data de Marina, considera a ex-ministra do Meio Ambiente a melhor opção para a sucessão do presidente Lula. "Não tenho dúvida", certificou a ex-senadora. "Não há dúvida de que Marina é a melhor (candidata) para o Brasil", assegurou.
Porta-voz do grupo que defende dentro do Psol a costura de acordo entre as duas siglas, Heloisa amarra desde outubro o apoio da legenda àquela que é sua candidata favorita para 2010. Os esforços da ex-senadora tiveram início após a sinalização do ex-governador de Alagoas Ronaldo Lessa (PDT) de que sairia candidato ao governo estadual no próximo ano.
A movimentação facilitaria a eleição da presidente do Psol a uma das duas vagas de Alagoas ao Senado no pleito de 2010. Para tanto, Heloisa aguarda apenas a chancela de seu partido, que deve ser dada em convenção no mês de maio. "Quem vai decidir o meu destino em Alagoas não sou eu, mas o povo do meu Estado", afirmou Heloisa. "E, em todos os lugares que vou, o povo quer que eu dispute em Alagoas", reafirmou a presidente da legenda, revelando o desinteresse em entrar na corrida ao Palácio do Planalto pela segunda vez consecutiva.
Entre os motivos para não tentar a Presidência da República em 2010, a ex-senadora explica que sua eventual candidatura prejudicaria o desempenho de Marina Silva nas urnas. "O que decido ou não é irrelevante. O importante é que não saiam duas candidaturas parecidas, que interajam ao mesmo tempo com o coração e a mente do povo", avaliou.
Heloisa reconhece que o lançamento de seu nome à sucessão de Lula solaparia a performance da ex-ministra do Meio Ambiente no processo eleitoral. "Ajudamos a candidatura dela ao não apresentar a nossa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário