terça-feira, 17 de novembro de 2009

Deputado Roberto Magalhães: “Brasil interferiu em assuntos internos de Honduras”

O Deputado Roberto Magalhães participou nesta segunda-feira (9/10) do debate “Limites da Diplomacia: Brasil e a Crise de Honduras”, promovido pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

Roberto Magalhães frisou, em sua apresentação, que, ao violar as normas vigentes na Constituição Hondurenha, Manuel Zelaya desencadeou as ações que culminaram no seu afastamento por decisão da Corte Suprema, em resposta à representação do Ministério Público e com apoio do Congresso.

Magalhães recordou que foi aplicada a sanção prevista na Constituição daquele país para a tentativa de Zelaya promover sua reeleição: perda do cargo presidencial e a suspensão dos direitos políticos por 10 anos.

Sobre a acolhida do presidente deposto pela Embaixada Brasileira, o parlamentar foi enfático:

- Ao permitir que Zelaya permanecesse na embaixada brasileira em Tegucigalpa, sem a formalização de asilo, o Governo brasileiro, no meu entendimento, deixou de atender ao princípio da não intervenção, sendo responsável por ingerência em assuntos internos de Honduras - avaliou Magalhães durante sua apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário