quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Garanhuns Jazz Festival Foi Um Sucesso! - Por Calvino Brasil (Blog Panorama Garanhuns)

Foto: Davi Melo

Transcrevo aqui matéria na integra:

Foi encerrado ontem o 3º Garanhuns Jazz Festival na Esplanada Guadalajara com um verdadeiro Show de todos os participantes da noite. É notório que o Jazz e o Blue não fazem parte da cultura nordestina, mas atraiu turistas de diversos Estados, especialmente do Nordeste para curtirem apresentações espetaculares como foi o caso de Magic Slin que veio diretamente de New York para festival. A Banda The Big Time de Curitiba- PR, que recebeu patrocínio da Prefeitura da Capital paranaense, deu um show. Na última noite foi aberto um parêntesis os roqueiros Andreas Kisser e Tico Santa Cruz deram um show à parte, levantando a galera jovem. Um fato que marcou o Garanhuns Jazz Festival foi o espírito de participação das atrações. Eles vestiram a camisa do Festival e sentiu-se claramente que estavam ali por prazer. Alguns se apresentaram mais de um dia sem cobrar cachê. Eles se envolveram tanto com o evento e com a cidade, que após os shows foram ao bar do Massilom e para o Carnajazz promovido por Ronaldo César e deram palhinhas para o os presentes.

Sem Ajuda da FUNDARPE

As atrações que participaram do Garanhuns Jazz Festival estavam conscientes que a Organização do evento não recebera verbas culturais dos Órgãos Estaduais nem Federais. O vocalista dos Detonaltas, Tico Santa Cruz criticou publicamente a falta de atenção dos Órgãos responsáveis pela cultura, pelo descaso com este, que é o segundo maior Festival de Jazz do Brasil, e o primeiro do Nordeste. Falando a este blogueiro, a Secretária de Turismo e Cultura do Município, Gabriela Valença, declarou que o evento foi mantido pelos patrocínios da iniciativa privada e da Prefeitura Municipal. O Festival estava orçado em R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil Reais) e foi realizado com apenas R$ 120.000,00 (cento e vinte mil Reais). Em se tratando de um evento de porte internacional, este valor é irrisório. Os Organizadores e a Prefeitura estão de parabéns.

E Aí Deputado,Vai Deixar O Festival Acabar?

Presente ao Garanhuns Jazz Festival, o Deputado Izaias Régis, recuou da iniciativa de captar verbas culturais dos Órgãos competentes, para os eventos que ele mesmo criou. Seu posicionamento é equivocado e não se pune uma cidade, e até o país por causa de acusações. Segundo fui informado por Roberto Ivo, Presidente da ACIG, o Festival de Música e Arte não acontecerá este ano. Isto é vingança ou estratégia política? Se for vingança, é contra o povo que o elegeu. Se for estratégia política, é muito infeliz. Ainda há tempo para se repensar. O fato é que os Festivais idealizados pelo nosso representante Parlamentar já fazem parte da cultura de nossa cidade. Separar mágoas de realizações, são qualidades do verdadeiros líderes.

Minha opinião: Penso haver por trás de tudo isto outros motivos de cunho político, algo que vai além das acusações, assuntos os quais não chegaram aos nossos ouvidos. Me négo acreditar que o Deputado depois de criar estes festivais os quais tem sido bem aceito não só pelos Garanhunhenses, mas por um público espalhado, que prefere está distante dos fócos carnavalescos. Festivais que já consagrados pelo público, queiram os oposicionistas do Deputado ou não, tem rendido a este uma boa visibilidade e lhe acrescentado um bônus eleitoral que ao meu ver é bastante positivo. Particularmente acho que estas festas tem  a cara de Izaías, é algo que ele promove porque gosta e sente-se bem em faze-los, e que por mais que ele possa ter se chateado diante das referidas acusações, creio que isto não será o "motivo suficiente" para que ele venha se afastar definitivamente ou  pelo menos continuar lutando pelos recursos necessários. Até porque o Izaías incorpora uma personalidade forte e agressiva e tem um perfil de alguem que não gosta de dá munição para a oposição. Cabe a nós aguardar o desfecho de tudo e torcer para que tudo seja feito em prol do crescimento de nossa Garanhuns.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário