domingo, 14 de fevereiro de 2010

E por falar na representação pernambucana no Senado…

Jarbas, Maciel e Sérgio Guerra juntos contra a transparência nas doações de campanha. Nossos três senadores (o paladino, o discretíssimo e o… deixa pra lá) ano passado votaram contra a emenda que permitiria aos eleitores saberem a lista dos doadores de cada candidato antes das eleições. Eles e mais 36 parlamentares derrubaram a emenda e só poderemos saber quem deu o dinheiro aos políticos depois da votação.

Parabéns mesmo!

São muitas as noticias deste trio, aqui vai  só uma pitada:

16.10.2009 - O escândalo "O senador Marco Maciel (DEM-PE) mantinha um funcionário recebendo salário enquanto estava preso".

A notícia foi divulgada pelo Blog do Pannunzio em 16 de setembro. Depois, o próprio jornalista mostrou que o caso já havia sido noticiado pelo Estadão no dia 7 de maio.

A denúncia só veio à tona devido à discussão entre Renan Calheiros (PMDB-AL) e Arthur Virgílio (PSDB-AM) no plenário do Senado em 15 de setembro. Ambos haviam mantido funcionários fantasmas em seu gabinete e por isso, trocavam acusações. Na discussão, Renan disse que havia um funcionário do senado recebendo enquanto estava preso, mas não revelou o nome do senador que o empregava.

Condenado por roubo seguido de morte em 1991 e preso na Papuda, em Brasília, o funcionário João Paulo Esteves continuou a receber seu salário por cinco anos. Segundo o Estadão, a folha de João Paulo era falsificada pelo irmão Sílvio Esteves, também servidor do Congresso, até 1996.

O que aconteceu? Sílvio Esteves foi denunciado pelo Ministério Público por improbidade administrativa. Maria do Socorro Rodrigues, chefe de gabinete de Maciel à época, foi condenada a pagar multa. Nada aconteceu com o senador.

04.03.2009 - Deputado mostra provas da conduta corrupta de Jarbas Vasconcelos

Ontem, terça-feira(03/03/2009), o senador Jarbas Vasconcelos acordou como paladino da ética e foi dormir como Paladino da Corrupção. Enquanto Jarbas repetiu seu discurso já feito na revista Veja, dizendo que a corrupção é feia, boba e malvada... sem citar nomes ou fatos concretos. O Deputado Silvio Costa (PMN/PE) desnudou a conduta corrupta do senador, apresentando fatos concretos e documentados, conforme o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=X0S3TnLDejI Silvio Costa mostrou dois diários oficiais, um de 1992 e outro de 1993. No primeiro Jarbas é nomeado sem concurso para procurador da Assembléia Legislativa. No ano seguinte, com apenas um ano de batente, ganha sua aposentadoria vitalícia de R$ 17.374,00. Em outro episódio, Silvio Costa mostrou os anais da CPI na camâra de vereadores de Recife, onde uma testemunha chave descreveu propinas de uma construtora para Jarbas, sob forma de caixa-2.

Silvio Costa mostrou, nos anais da CPI municipal, pagamentos de caixa-2 onde aparecem anotações com as siglas "J. Vas", coincidente com as iniciais de Jarbas Vasconcelos. Costa também ironizou a proposta de Jarbas de proibir mandatários de ocuparem cargos de direção em orgãos do governo, pois o senador fez exatamente o contrário, loteando os cargos em troca de apoios políticos, ao longo de seus 8 anos de governo no Estado de Pernambuco, encerrados há 2 anos atrás.

10.08.2009 - Filha de Sérgio Guerra viajou com despesas pagas pelo Senado
Carol Pires - AE

BRASÍLIA - O senador Sérgio Guerra adicionou mais um elemento para a crise que assola o Senado. Helena Olympia, filha do senador tucano, viajou aos Estados Unidos em fevereiro de 2007 para acompanhar o pai, que fora fazer exames médicos, com todas as despesas pagas pelo Senado. O diretor da Secretaria de Controle Interno do Senado (SCINT), Eduardo Torres, já enviou um ofício a Guerra, afirmando que o ato não foi ilícito.

O fato de a filha do senador Sérgio Guerra ter acompanhado seu pai em viagem com as despesas pagas pelo Senado, foi revelado em reportagem desta segunda-feira do jornal Folha de S.Paulo. A reportagem afirma que Helena Olympia de Almeida Brennand Guerra, advogada, foi aos Estados Unidos em fevereiro de 2007 e gastou R$ 4.580,40 em diárias pagas com dinheiro público. Ela acompanhava o pai, Sérgio Guerra, que fora aos Estados Unidos fazer exames médicos. O senador tucano afirma que nunca lhe foi cobrada a devolução do dinheiro.

Ainda em 2007, um relatório feito por um técnico da SCINT pediu a devolução dos recursos por Sérgio Guerra, mas o então diretor da secretaria, Shalom Einstoss Granado, ao analisar o documento, decidiu não pedir o ressarcimento ao senador por entender que o pagamento das diárias a Helena Olympia havia sido correto.

No ofício enviado nesta segunda-feira a Sérgio Guerra, Eduardo Torres explica que a administração do Senado não pediu a devolução do dinheiro gasto em viagem de Helena Olympia "por entender não remanescer dúvida quanto à sua licitude, haja vista a configuração de imperiosa necessidade de acompanhar o agente público em viagem a bem de sua higidez física."

Eduardo Torres afirma que o ex-diretor Shalom Granado se baseou, para dispensar o senador do ressarcimento, em ato da Mesa Diretora que permite ao Senado pagar "despesas de alimentação e pousada de colaboradores eventuais, previstas no artigo 4º. Da Lei Nº8.162, de 8 de janeiro de 1991, quando fora de Brasília."

Devolução - O senador Sérgio Guerra afirmou nesta segunda-feira que caso seja comprovado que foi um ato ilícito pagar as despesas de sua filha, Helena Olympia, em uma viagem aos Estados Unidos, ele irá devolver todo o dinheiro aos cofres públicos. Sérgio Guerra explicou que teve um problema no intestino e foi recomendado por médicos b.rasileiros a consultar um médico americano. Segundo o senador, ele recebeu autorização do Senado para ser acompanhado na viagem pela filha e nunca foi informado sobre a necessidade de devolver o dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário