domingo, 13 de dezembro de 2009

Cristovam: Será Arruda o único governador ''que faz isso?''

Algumas perguntas respondidas pelo senador Cristovam Buarque a Renata Bezerra de Melo, na entrevista publicada hoje pela Folha de Pernambuco:

O escândalo do mensalão do DEM, no Distrito Federal, é capaz de gerar desconfiança em relação ao mesmo tema nos demais estados?


É bem possível que haja uma pressão nos outros estados para saber se eles não estão fazendo o mesmo. Será que o José Roberto Arruda é o único governador que faz isso? E aí eu acho que não deve ficar preso apenas aos governadores do Democratas não, deve analisar os governadores de todos os partidos. Até porque o Democratas tomou uma posição muito firme, não foi conciliador com o governador deles, deixou muito claro que ele seria expulso, tanto que ele pediu para sair.

O PDT apoia a ministra Dilma Rousseff (PT/Casa Civil) para presidente da República em 2010?


Tudo indica que o PDT vai apoiar a ministra. Eu tentei ser o candidato do PDT a presidente.

Esbarrou em resistência?

Houve a ideia de que se temos um ministro (Carlos Luppi/Trabalho) no Governo, deveríamos apoiar a candidata do presidente. Continuo achando que seria melhor para o partido ter um candidato próprio, mesmo que não fosse eu.

E o que está faltando?


Eu gostaria de ser o candidato a presidente. Estou muito disposto a levantar a bandeira da educação. Eu creio que para o partido seria muito positivo ter esse tempo de televisão, que ganhamos tendo um candidato próprio. E creio que o PDT tem uma mensagem para esse País, que é uma revolução por meio da qual as escolas dos filhos dos trabalhadores tem a mesma qualidade das escolas dos filhos dos patrões, em que todos terão a mesma oportunidade na vida. Os outros partidos estão sem mensagem. Qual é a mensagem do PSDB? E do PT, mesmo? A mensagem do crescimento econômico, uma mensagem que já tem 100 anos no Brasil e não tem nada de novo.

O PT não tem nada de novo apresentar?


Não muda o Brasil com essas mensagens. Eu não vejo proposta nova, tanto é que o programa eleitoral do PT de ontem era uma comparação entre (o ex-presidente) Fernando Henrique (Cardoso) e Lula. O PT vai disputar se faz mais ou menos que o PSDB, em vez de disputar se oferece um Brasil diferente do Brasil do PSDB.

Sobre Lula, o jornal espanhol El País o escolheu “personagem do ano”...


Não tenho a menor dúvida que Lula conseguiu ser o que nenhum outro presidente do País conseguiu ser até hoje, ser um presidente com respeitabilidade internacional e conhecimento internacional. Hoje quem disser Lula no mundo inteiro todo mundo sabe. Antigamente, o Brasil era conhecido por Pelé. Hoje, Lula é um dos nomes que as pessoas ligam ao Brasil. Agora como ele conseguiu isso? Com seus programas é verdade sua história pessoal, mas outra coisa fundamental, ele fala de igual para igual com os grandes líderes do mundo. (Escrito por Magno Martins)


Eu: É interessante como as coisas se disseminam rapidamente, segunda-feira passada (07/12) numa roda de colegas de Faculdade (no Curso de Gestão Pública pela ULBRA), comentávamos exatamente isto. O interessante é que nem houve discussão, pelo contrario, fomos unânimes em dizer que esta coisa de “propina” e “mensalão” é coisa corriqueira em todas as esferas do poder público. De fato é vergonhoso, mas penso que todo este estardalhaço ainda não tem sido suficiente para gerar uma consciência política em nosso povo, pois tanto lá como cá, para nossa infelicidade, veremos muitos desses envolvidos terem seus mandatos renovados com expressa margem de votos, assim como ocorreram nas privatizações, nos precatórios, com os anões do orçamento, no mensalão da câmara dos deputados, no valerioduto. Etc.

Um comentário:

  1. OI,campeão!Hoje,acontecerá o segundo encontro dos blogeiros de garanhuns. Será no Garanhuns Palace hotel às 20 horas. Esperamos sua presença.

    ResponderExcluir