sábado, 31 de julho de 2010

Reflexão Matinal - "Não faça com os outros o que você não quer pra você"

Raposa e cegonha II . . . Raposa e cegonha I  . . .    

A Raposa convidou a Cegonha para jantar e lhe serviu sopa em um prato raso.

- Você não está gostando de minha sopa ?

- Perguntou, enquanto a cegonha bicava o líquido sem sucesso.

- Como posso gostar ?

- A Cegonha respondeu. vendo a Raposa lamber a sopa que lhe pareceu deliciosa.

Dias depois foi a vez da cegonha convidar a Raposa para comer na beira da Lagoa, serviu então a sopa num jarro largo embaixo e estreito em cima.

- Hummmm, deliciosa ! - Exclamou a Cegonha, enfiando o comprido bico pelo gargalo - Você não acha ?

A Raposa não achava nada nem podia achar, pois seu focinho não passava pelo gargalo estreito do jarro.

Tentou mais uma ou duas vezes e se despediu de mau humor, achando que por algum motivo aquilo não era nada engraçado.

Às vezes recebemos na mesma moeda por tudo aquilo que fazemos.

Porem, está maneira de agir é totalmente contraria a Palavra de Deus, pois a Bíblia nos diz: "se nos baterem numa face, devemos dá a outra"... "se nos obrigarem andar uma milha, andemos com esse duas..." Pode parecer ser difícil, mas os verdadeiros vencedores agem assim !

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Eleições 2010 – Sudeste, pesquisas divulgadas hoje

Pesquisa Em Minas Gerais

Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30) sobre a intenção de voto para o governo de Minas Gerais mostra o candidato Helio Costa (PMDB) na frente, seguido por Antonio Anastasia (PSDB). A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Os resultados da pesquisa estimulada são:

Helio Costa (PMDB) 39%   -   Antonio Anastasia (PSDB) 21%   -   Vanessa Portugal (PSTU) 2%   -   Prof.. Luiz Carlos (PSOL) 1%

Pepê (PCO) 1%   -   Fabinho (PCB) 1%   -   Edilson Nascimento (PT do B) 1%   -   Branco ou nulo 8%   -   Indecisos 25%


Senadores

A pesquisa também levantou as preferências dos eleitores entre os candidatos ao Senado. Os resultados foram:

Aécio Neves (PSDB) 70%   -  Itamar Franco (PPS) 39%   -  Pimentel (PT) 18%   -  Marilda Ribeiro (PSOL) 2%   -  Alfredo (PRB) 1%

Betão (PCO) 1%  -  Efraim Moura (PSTU) 1%  - José João da Silva (PSTU) 1%  -  Miguel Martini (PHS) 1%  -  Mineirinho (PSOL)1%

Rafael Pimenta (PCB) 1%   -   Zito Vieira (PC do B) 0%   -   Branco/ Nulo 11%   -   Indecisos 29%

A margem de erro máxima estimada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Para o levantamento, foram entrevistadas 1.806 pessoas, entre 26 a 29 de julho. O levantamento foi registrado no TRE/MG sob protocolo nº 54379/2010 e no TSE sob o nº 20792/2010.

Fonte: G1

 

Em São Paulo

Para governador o Ibope dá 50% para Alckmin e 14% para Mercadante, Instituto prevê vitória do tucano no 1º turno; Russomano é o terceiro, com 9%.

Já para o senado Marta Suplicy, do PT, e Orestes Quércia, do PMDB, lideram a pesquisa de intenção de voto para o Senado, com 31% e 20%, respectivamente, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (30). É o primeiro levantamento do órgão após a oficialização das candidaturas na Justiça Eleitoral. A margem de erros é de 3%, para mais ou para menos.

A pesquisa apontou 19% para Romeu Tuma. Ciro Moura e Netinho de Paula estão empatados com 18%. Moacyr Franco tem 5%, Aloysio Nunes está com 4%, Ana Luiza soma 3%. Dirceu Travesso e Alexandre Serpa aparecem com 2% cento. João André Dorta, Marcelo Henrique, Mazzeo e Ricardo Young tem 1% cada.

Catorze por cento dos entrevistados citaram apenas um candidato, enquanto 25% disseram que vão votar em branco ou anular. Outros 36% estão indecisos. A pesquisa Ibope, registrada no Tribunal Regional Eleitoral, foi feita nesta semana, de terça (27) a quinta-feira (29), com 1.204 entrevistas.

Fonte: EPTV.COM

 

No Rio de Janeiro

O governador e candidato à reeleição Sérgio Cabral (PMDB) tem 58% das intenções de voto e venceria a disputa ao governo do Estado no primeiro turno, segundo pesquisa Ibope/Estado/TV Globo. Fernando Gabeira (PV) aparece em segundo, com 14%. Eduardo Serra (PCB) aparece com 2%. Cyro Garcia (PSTU) e Fernando Peregrino (PR) têm 1% cada e Jefferson Moura (PSOL) não pontuou. Brancos e nulos são 12% e 11% estão indecisos.

Foram realizadas 1204 entrevistas no Estado entre os dias 27 e 29 de julho. A pesquisa está registrada no TRE/RJ sob protocolo nº 62183/2010 e no TSE sob protocolo nº 20797/2010.O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: Estadão.com.br

Espaço Jurídico - Erro de laboratório gera indenização

Laboratorio A 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) confirmou decisão do juiz Marcus Caminhas Fasciani, da 2ª Vara Cível de Patos de Minas, que condenou um laboratório da cidade a pagar indenização de R$ 6 mil a uma mulher por erro no resultado de exame.

O resultado do exame de sangue de F.F.A.R., feito pelo Laboratório de Patologia Clínica e Análises Clínicas Carlos Chagas, acusou que ela era portadora de hepatite C. Mas, os exames feitos em dois outros laboratórios deram negativo.

Segundo os autos, por causa do resultado equivocado, F. perdeu o emprego e seu casamento quase acabou, pois seu marido achou que ela teria contraído a doença em relações extraconjugais.

O laboratório se defendeu alegando que o exame de F. foi realizado dentro das técnicas existentes, que não descartam a possibilidade de falso positivo no resultado.

Segundo os desembargadores Alberto Aluízio Pacheco de Andrade (relator), Pereira da Silva e Cabral da Silva, laboratórios, hospitais e clínicas médicas são prestadores de serviços e estão sujeitos ao Código de Defesa do Consumidor, ou seja, devem ser responsabilizados caso fique comprovado defeito na prestação do serviço.

Assim, entendo, como patente, a responsabilidade do laboratório em indenizar sua cliente por danos morais experimentados em decorrência do resultado errado, pois não obstante ter perdido seu emprego, teve o casamento abalado em razão deste acontecimento concluiu o relator.

 

Fonte: TJ-MG

Os Candidatos de Garanhuns - Por Bárbara Pedroza

Bárbara Pedroza, leitora de nosso blog(Agenda Garanhuns), e também de outros blogs de Garanhuns, fez comentário sobre uma postagem em que Roberto Almeida, em seu blog, traçou um breve perfil dos candidatos a deputado estadual que pretendem representar Garanhuns e região na Assembleia Legislativa. De alguns, foram apresentadas a suas situações eleitorais. Contudo, Bárbara enviou para nosso e-mail seu ponto de vista sobre cada candidato apresentado por Roberto. Como a leitora levanta pontos que merecem ser analisados, transcreveremos o que pensa:
Izaias Regis
1) dep. Izaías Régis – concordo com você. Garanhuns e alguns municípios foram beneficiados com a parceria dele com o deputado federal Armando Monteiro. A única coisa que soubemos dele foi uma denúncia que já foi desmascarada e que partiu da família "Zé da Luz".

Sivaldo Albino2) ver. Sivaldo Albino – apesar de ser filho de Garanhuns, em seu terceiro mandato, pouco fez para fazer jus a sua candidatura. Em seus três mandatos, ele só teve essa denúncia do escândalo da ponte Baraúnas? Uma das funções do vereador é averiguar e acompanhar as ações da prefeitura. Anteriormente, quantas denúncias ele fez? Tem o apoio de um “time perdedor”, senão vejamos: Silvino Andrade, - ex-prefeito e inelegível (teve as contas rejeitadas pelo TCE – esqueceram?); o pobrezinho do Raul Jungman (disseram até que vão pedir ao Presidente da República para ajudá-lo com o Bolsa Família, pois depois que viram a declaração de bens dele, ficaram com dó – matéria de blog); o já derrotado Jarbas Vasconcelos e o mentiroso do Serra que entre uma das suas mentiras disse que inventou o remédio Genérico. Supondo que ele ganhe – o que ele irá fazer sozinho na Assembléia Legislativa? A quem ele irá pedir recursos para ajudar o Agreste Meridional? E Sivaldo Albino é um sonhador e está rodeado de perdedores.

3) Genaldo Barros – é um “ficha limpa” , mas retirou sua candidatura. Seria uma boa opção.

Zé da Luz4) Zé da Luz – ex-prefeito de Caetés, atualmente com problemas na Justiça Eleitoral, vai arriscar o mandato graças a uma liminar concedida por um Juiz de Recife e não sabemos se até as eleições ele conseguirá a sua absolvição (e se por acaso for eleito e depois sair a sua sentença condenando-o como ficará Garanhuns e o Agreste Meridional? Já pensaram nessa possibilidade? Resumindo: se ele não foi correto em Caetés onde existe um monopólio familiar “Zé da Luz”, o será em Garanhuns? Até os cabos eleitorais dele saltaram fora. Meu povo, o assunto é pra pensar!!!!

5) Agora vamos aos forasteiros:

Leonardo Dias – está na sombra do pai, Romário Dias (foto). Esse senhor, durante os períodos que foi deputado, vivia ganhando votos nas cidades de pessoas carentes e desinformadas; nunca fez nada por Garanhuns. Apresenta o filho para ser a continuação do atraso e tenta convencer a população que é o melhor. Se ele se diz apoiado pelo Governador Eduardo Campos, o Zé da Luz também diz que é apoiado pela deputada federal Ana Arraes, mãe do Governador. E aí? é briga de titãs? Seria bom que ele mostrasse alguma experiência como vereador, líder sindical, líder comunitário, líder de feira, homem do povo. Alguém pode pedir o currículo dele pra saber se ele conhece uma escola estadual? Já entrou em alguma pra saber as necessidades existentes? Ele é um “mauricinho” querendo aprender a ser político às custas do povo de Garanhuns. No momento ele só sabe fazer barulho com a juventude incentivando a bebedeira nos bares, com a desculpa de campanha eleitoral. E se precisarmos dele, onde encontrá-lo? Vocês saberão? Abram os olhos! Meu povo! Bota esse cabra pra correr!

Marcantonio DouradoMarcoantônio Dourado e Claudiano Filho: o primeiro é muito fraco. Nada faz por Garanhuns e só aparece durante as campanhas eleitorais para pedir votos. Portanto, é um candidato sem nenhuma significância. Pode ser descartado. O segundo, está querendo pegar carona junto ao pai  (o mesmo exemplo do filho do Romário Dias). Nos lugares que o pai do Claudiano Filho é bom de voto, a educação, a saúde, a segurança e outras coisas mais passam por bem longe. São verdadeiros currais eleitorais. E se precisarmos deles, onde encontrá-los? Vocês saberão? Esses também representam o atraso! (Deputado Claudiano Martins - foto).

Alberto FeitosaAlberto Feitosa – vive na sombra do deputado federal Inocêncio Oliveira, que já teve problemas com a justiça com trabalho escravo em uma das suas fazendas em outro estado. Esse candidato também não é referência e nem exemplo para representar Garanhuns, sem falar que só aparece a cada 4 anos. E se precisarmos dele, onde encontrá-lo? Vocês saberão?

Priscila KrausePriscila Krause – essa é outra “patricinha” que só conhece uma escola estadual quando passa no seu carrão e o seu motorista lhe apresenta. Peçam o seu currículo para saber onde ela estudou? Sem falar que é filha natural e mora em Recife. Só conhece Garanhuns (nos pontos turísticos que visitou) porque o seu marido é filho de Garanhuns. Nem em Recife ela acompanha as despesas da prefeitura da cidade do Recife, que é sua obrigação. O que ela faz por lá, alguém sabe? Também apóia e acompanha um time de perdedores como Jarbas Vasconcelos, Sérgio Guerra, Raul Jungman e o candidato mentiroso Zé Serra. O que ela trará para Garanhuns e para o Agreste Meridional? E se precisarmos dela, onde encontrá-la? Vocês saberão? Ou vamos procurar pelo marido dela? Mais uma vez meu povo! Abram os olhos!!!

Bárbara Pedroza
 
Fonte: AGENDA GARANHUNS

Reflexão – Faça sua parte !

estrela do mar

Certo escritor morando numa praia, junto a uma colônia de pescadores. Nas manhãs caminhava à beira-mar pra se inspirar, à tarde em casa escrevendo. Um dia, caminhando, vê um vulto, parecia dançar. Ao chegar perto, viu se tratar de um jovem que recolhia estrelas-do-mar na areia, uma a uma, pra jogá-las de volta ao oceano. "Por que está fazendo isso?” - disse o escritor. Você não vê? - A maré esta baixa, o sol brilhando. Elas irão secar e morrer na areia". O escritor espantou-se. Jovem, há milhares de quilômetros de praias mundo afora, centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas na praia. Que diferença faz? Você joga poucas de volta ao oceano. Mas, a maioria vai perecer. O jovem pegou uma estrela na praia, jogou de volta ao oceano, olhou pra ele ”Pra essa aqui fiz diferença". À noite o escritor não conseguiu escrever nem dormir. De manhã, voltou à praia, procurou o jovem, uniu-se a ele, juntos, começaram a jogar estrelas-do-mar ao oceano. Sejamos mais um que quer fazer do mundo um lugar melhor. Sejamos a diferença!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

TJ-RJ autoriza quebra de sigilo telefônico de Bruno

Bruno goleiro O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) determinou a quebra do sigilo telefônico do goleiro do Flamengo Bruno Fernandes de Souza. Segundo o TJ, a decisão do juiz Marco José Mattos Couto, da 1ª Vara Criminal, é do dia 8 de julho. A quebra irá apontar quais ligações foram feitas e recebidas no mês de outubro de 2009, quando Eliza Samudio teria sido sequestrada e agredida por Bruno e amigos dele.

Na época, ela estava grávida e tentava provar na Justiça que o bebê é filho do goleiro. Eliza registrou queixa na delegacia e afirmou que o atleta queria que ela tomasse remédios para abortar. A jovem desapareceu no início de junho. Um adolescente de 17 anos, primo de Bruno, chegou a afirmar que ela foi morta. A polícia investiga o caso.

 

Fonte: Agencia Estado

Espaço Jurídico - Erros, ofensas e desrespeitos a mulher que perde os dois seios por erro em cirurgia

A 4ª Turma do STJ reconheceu a legitimidade passiva da Ulbra Saúde e condenou esta e o médico Francisco Stefanelo Cancian, em caso de erro médico ocorrido no RS contra uma consumidora. Ela foi internada para fazer coleta de material num dos seios e teve as duas mamas retiradas sem o seu consentimento.

O STJ, ao julgar recurso especial, ampliou o valor da indenização, determinada pelo TJ gaúcho em R$ 50 mil. A cifra passa a ser de R$ 120 mil, em valor a ser corrigido monetariamente a partir da data da decisão, mais juros legais.

O resultado do STJ partiu do entendimento de que "quem se compromete a prestar assistência médica, por meio de profissionais que indica, é responsável pelos serviços que estes prestam". Em contestação, o plano de saúde tinha alegado ilegitimidade passiva em relação ao caso.

A triste história teve início quando a consumidora realizou uma mamografia que indicou a presença de nódulos no seio direito. Apesar desse resultado, o médico que a atendeu o único da especialidade oferecido pelo plano de saúde determinou o seu retorno para uma nova consulta somente um ano depois.

Passado esse prazo, a mulher foi informada que tinha câncer e que o tumor deveria ser retirado, sem que lhe explicassem quais seriam os procedimentos a serem adotados.

A consumidora, então, foi internada para fazer coleta de material do seio e, para sua surpresa, descobriu, depois, que tinha sido submetida a uma cirurgia para retirada das duas mamas um resultado que a levou a sofrer de depressão e acarretou diversas sequelas de ordem física e emocional.

Em contestação, entre outros argumentos o médico afirmou que "os infortúnios na vida da autora não têm relação com a cirurgia".

O juiz Eduardo Werlang, da 11ª Vara Cível de Porto Alegre, julgou a ação procedente e deferiu indenização de R$ 35 mil, responsabilizando o médico Francisco Stefanelo Cancian e a Ulbra Saúde.

Ao julgar apelação movida pelo plano de saúde, a 10ª Câmara Cível do TJRS proveu o apelo da paciente, aumentando a indenização para R$ 50 mil. Mas o mesmo julgado entendeu que haveria ilegitimidade passiva da Ulbra Saúde. A decisão unânime foi dos desembargadores Jorge Alberto Pestana, Paulo Roberto Lessa Franz e Paulo Antonio Kretzmann.

Foi, então, que a consumidora interpôs recurso especial ao STJ, alegando violação ao Código de Defesa do Consumidor.

Para o relator do recurso no STJ, o desembargador convocado Honildo de Mello Castro, a indenização por dano moral trata-se mais de uma compensação do que propriamente de ressarcimento (como no dano material), até porque o bem moral não é suscetível de ser avaliado, em sua precisa extensão e em termos pecuniários.

Segundo o relator no STJ, "no caso concreto as particularidades acabam por compor um quadro chocante de uma absurda sucessão de erros e de descaso para com a saúde alheia, de desrespeito à pessoa por aquele profissional que deveria zelar pela saúde, uma vez que abraçou como profissão a Medicina. De acordo com o relator, é importante majorar o valor anteriormente arbitrado, diante de tantos erros, ofensas e desrespeitos.

O advogado Nestor José Forster atua em nome da autora da ação. (Resp nº 1133386 - com informações do STJ e da redação do Espaço Vital).

Reflexão Matinal - "Amargo Regresso"

Esta história é contada como verídica. Fala de um jovem soldado que finalmente estava voltando para casa, depois de ter lutado numa guerra muito sangrenta.

Ele ligou para seus pais e disse-lhes:

- Mãe, Pai, eu estou voltando para casa, mas, quero lhes pedir um favor. Eu tenho um amigo que eu gostaria de trazer comigo.

- Claro, filho, nos adoraríamos conhecê-lo!

- Mas, há algo que vocês precisam saber, ele foi terrivelmente ferido na guerra; pisou em uma mina e perdeu um braço e uma perna. Ele não tem nenhum lugar para ir e, por isso, eu quero que ele venha morar conosco.

- Puxa, filho, não é facil cuidar de uma pessoa com tantas dificuldades assim... mas, traga-o com você, nós vamos ajudá-lo a encontrar um lugar para ele.

- Não, mamãe e papai, eu quero que ele venha morar conosco.

- Filho, nós não podemos assumir um compromisso tão grande assim. Ele não seria feliz morando aqui conosco. E nós perderíamos um pouco da nossa liberdade. Vamos achar um lugar em que cuidem bem dele.

- Está certo, papai, o senhor tem razão!

Alguns dias depois, no entanto, eles receberam um outro telefonema, da polícia. O filho deles havia cometido suicídio, num hotelzinho de beira de estrada numa cidade vizinha, bem perto deles.

Quando ele foram fazer o reconhecimento do corpo descobriram que o "amigo" do qual o rapaz falara era ele mesmo, que havia sido gravemente ferido na guerra e escondera o fato de seus pais, com medo de não ser aceito por eles.

Mas Deus prova o seu amor para conosco,

em que, quando éramos ainda pecadores,

Cristo morreu por nós.

Medite na Bíblia em Romanos 5:8

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Procuradoria impugna candidatura de Maluf à reeleição

Paulo Maluf A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) impugnou hoje a candidatura à reeleição do deputado federal Paulo Maluf (PP). O parlamentar teve o registro contestado com base na Lei da Ficha Limpa, que torna inelegíveis candidatos condenados por colegiados de tribunais nos casos enquadrados pela legislação. A procuradoria decidiu impugnar a candidatura de Maluf por conta da decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), na segunda-feira, de não acatar recurso (embargo de declaração) apresentado pela defesa do deputado contra a condenação por participação em esquema de superfaturamento na compra de frangos em 1996, quando Maluf era prefeito de São Paulo. Em abril, o tribunal reverteu decisão que havia inocentado o parlamentar das acusações. Ainda tramita no TJ-SP outro recurso da defesa (embargo infringente).

O nome de Maluf faz parte do terceiro edital de registros impugnados do TRE-SP, divulgado na última sexta-feira. Além do nome do ex-prefeito, outros candidatos, a serem divulgados amanhã, devem sofrer impugnação da Procuradoria Eleitoral. O prazo para o PRE-SP pedir o veto de candidatos do terceiro edital termina hoje. Desde o início de julho, a Procuradoria Eleitoral impugnou 802 candidaturas de um total de mais de 1,4 mil pleiteantes. Com as contestações em mãos, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) tem até o dia 19 de agosto para julgar a situação dos candidatos, inclusive em caso de recurso.

Mesmo que tenha a candidatura barrada, Maluf pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, enquanto sua candidatura estiver sub judice, os efeitos de uma eventual decisão judicial contrária a seus interesses serão suspensos, permitindo-lhe participar das eleições deste ano.

Esse tipo de situação foi prevista pelo procurador regional eleitoral de São Paulo, Pedro Barbosa Pereira Neto, em entrevista à Agência Estado no dia 16 de julho. "A minha impressão é de que teremos muitos candidatos concorrendo sub judice nessas eleições, e alguns até devem tomar posse dos cargos antes de ser julgados", afirmou. Na mesma ocasião, o presidente do TRE-SP, desembargador Walter de Almeida Guilherme, reconheceu que candidatos condenados e enquadrados no Ficha Limpa poderão concorrer se recorrerem à Justiça Eleitoral contra a impugnação. O desembargador observou, contudo, que a inelegibilidade, se confirmada, deverá ser aplicada mesmo que um candidato julgado como "ficha suja" já tenha assumido o cargo.
 
Fonte: Agencia Estado

Espaço Jurídico - Nora será indenizada após construir edificação ao lado da casa da sogra

casa indezização A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou sentença da Comarca de Brusque, e determinou que Eulina Marcólla, ex-sogra de Alcione Marchi, efetue o pagamento de 50% do valor da casa edificada pelo ex-casal, o que corresponde a R$ 13 mil.

Alcione Marchi foi casada com Sidnei Marcólla por nove anos e, juntamente com ele, edificou uma casa em terreno de propriedade da sogra, com a devida autorização. No acordo de separação consensual do casal, ficou estabelecido que o imóvel seria doado ao filho, Max Felipe, com usufruto da mãe até ele completar a maioridade.

Entretanto, decorridos mais de quatro anos da homologação do acordo, o marido não entregou as chaves do imóvel nem regularizou o seu registro, porque a sogra não concordara com a doação. Eulina, que reside em outra casa no mesmo terreno, alegou ilegitimidade ativa, pois o imóvel fora doado somente ao filho do casal, incorporando-se ao patrimônio deste.

O relator do processo, desembargador Edson Ubaldo, considerou tal alegação descabida, pois houve apenas uma promessa de doação, não cumprida, sem que a criança se beneficiasse dela. Considerando que a apelada, enquanto casada com o filho da apelante, investiu suas economias e, de boa-fé, edificou sua casa em terreno de propriedade da apelante, é ela parte legítima para pleitear a indenização prevista, finalizou. A votação foi unânime. (Apelação Cível n. 2006.016400-3)

 

Fonte: TJ-SC

O que estão falando de nós...

 notebookpau de arara escolar Em Caetés (P E), alunos convivem com notebooks e pau-de-arara

O prefeito de Caetés, Aércio José Noronha (PSB), conversou com Lula e Haddad sobre a compra de sete microônibus.

Em 23 de julho, os séculos 20 e 21 se chocaram no lançamento do programa "Um computador por aluno", em Caetés (PE), a cidade natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Paus-de-arara semelhantes aos usados pelo jovem Lula, na migração para São Paulo em 1952, ainda levam as crianças às escolas no município escolhido para sediar o projeto-piloto de entrega de 150 mil computadores em 300 escolas brasileiras.

Enquanto o presidente da República e o ministro da Educação, Fernando Haddad, celebravam a transferência dos primeiros 20 notebooks a crianças de quatro escolas caeteenses, um pau-de-arara conduzia crianças no centro da cidade do agreste pernambucano. Cadernos nas mãos, sentadas em bancos de madeira e expostas aos solavancos, elas ofereciam uma contradição à modernidade trazida pelo governo federal. Pintado na carroceria: "Escolar".

O prefeito de Caetés, Aércio José Noronha (PSB), conversou com Lula e Haddad sobre a compra de sete microônibus. "Fizemos o pedido, a entrega está prevista para julho ou agosto. A prefeitura não tem condições de colocar outros carros pra enfrentar as estradas na zona rural", diz Noronha.

Quarenta paus-de-arara realizam o transporte de estudantes na cidade. Atualmente, há 47 grupos escolares - sete na zona urbana, 40 na rural. "Com os sete ônibus, vamos fazer o remanejo, pra diminuir um pouco o sofrimento dos estudantes. Quando está chovendo, molha os cadernos", relata o prefeito. "Não temos verba pra isso. Sentei com o presidente e o ministro. Eles se interessaram".

Lula nasceu em Caetés quando o município era um distrito de Garanhuns (PE). Com Dona Lindu e irmãos, viajou por treze dias num pau-de-arara até Guarujá (SP). Em 2006, a cidadezinha de Caetés, de 26.386 habitantes, deu 9.228 votos ao líder petista, contra 1.083 votos de Geraldo Alckmin (PSDB).

"Ele é uma potência. Me disse que voltará a Caetés assim que deixar o governo", contou José Cazuza Ferreira de Melo, depois de encontrar o primo-presidente. Uma faixa saudava o "filho ilustre" na avenida Luiz Pereira Júnior: "Lula é o cara do Brasil. Caetés é a cara de Lula".

Num discurso em Garanhuns, na noite de 23 de julho, Lula voltou a lembrar da "triste partida" em 1952: "Mesmo alguém que foi pau-de-arara não tem vergonha de ser o primeiro pau-de-arara presidente do Brasil".

 

Fonte: Terra Magazine

Reflexão Matinal - Não perca o barco


Lembre-se de que estamos todos no mesmo barco (barco da vida).

Planeje o futuro. Não estava chovendo quando Noé construiu a barca.

Mantenha-se em forma. Quando você tiver 60 anos "alguém" pode lhe pedir para fazer algo realmente grande (como construir uma arca).

Não dê ouvidos aos críticos. Apenas continue a fazer o trabalho que precisa ser feito.

Construa seu futuro em terreno alto.

Por segurança, viaje sempre em pares. A velocidade nem sempre é uma vantagem. Os caramujos estavam a bordo com os leopardos. Quando estiver estressado, flutue por um tempo...

Lembre-se: a Arca foi construída por amador, o Titanic por profissionais.

Não importa a tempestade, pois, quando você está com Deus, há sempre um arco-íris te esperando.

Hoje no CDL: Aprenda como Vencer a Timidez

Timidez é coisa séria. Em cada quatro brasileiros, um sofre com problemas de Timidez. É um desconforto que faz com que se percam muitas oportunidades. Muitos chegam a estágios avançados que apresentam boca seca, tremedeira, taquicardia, (coração disparado), ansiedade intensa e isso não é bom pra ninguém.

Uma boa notícia é que os problemas causados pela Timidez possuem soluções. Torna-se necessária a utilização de técnicas, exercícios e atitudes que, juntos, poderão livrar uma pessoa deste mal.

Ótimo para as mães e para as que desejam ser mães pensando em previnir os meios que levam à timidez.

Hoje, às 19:30hs. no CDL.

 
Informações de Calvino Brasil

terça-feira, 27 de julho de 2010

Estado brasileiro, um gigante gastador

dinheiro I
A cada ano, aproximadamente 92% dos gastos do governo federal – excluindo-se pagamento de dívidas e transferências – são engolidos pelas engrenagens do estado brasileiro. De cada cem reais, 25 são destinados ao pagamento de pessoal e outros 67, ao custeio da máquina – despesas que vão do cafezinho servido nas repartições públicas à gasolina que move os veículos de autoridades. Para investimentos em infra-estrutura, saúde, ciência etc., sobram apenas 8%.

Outra demonstração de como a máquina drena os recursos do país está nas estatísticas levantadas pelo professor de finanças públicas Ricardo Bergamini. De janeiro de 2003 até abril deste ano, o gabinete da Presidência da Republica desembolsou 23,4 bilhões de reais. A quantia superou os gastos individuais de oito ministérios: Orçamento e Gestão, Relações Exteriores, Indústria e Comércio, Meio Ambiente, Comunicações, Esportes, Cultura e Turismo.

Este é o retrato das contas públicas brasileiras. Durante esta semana, VEJA.com vai analisá-lo a fundo, ouvindo especialistas e as campanhas presidenciais, para saber, afinal, que Brasil os candidatos pretendem construir nos próximos quatro anos.

Você também pode participar, dizendo o que pensa sobre o assunto. Deixe sua opinião na área de comentários desta página e participe da enquete a seguir. (Clicando Aqui)

O papel do estado na economia constituirá tema importante do debate eleitoral deste ano. Na sua opinião, o próximo governo federal deve colocar em prática medidas que:

tornem o estado brasileiro maior, com ampliação dos programas sociais, criação de novas estatais e maior apoio à constituição de grandes empresas nacionais

congelem a expansão do estado, permitindo a melhoria, ainda que no longo prazo, das contas do governo

diminuam o tamanho do estado brasileiro, mas o deixem mais eficiente e capitalizado para investir em infra-estrutura, educação e saúde

reduzam o tamanho do estado ao mínimo possível
 
Fonte: Veja.com

Maradona não é mais técnico da Argentina

maradona Diego Maradona não é mais técnico da Argentina. Nesta terça-feira, o maior ídolo da história do futebol do país se reuniu com o presidente da Associação de Futebol da Argentina (AFA), Julio Grondona, quando foi decidida a sua saída do comando da equipe.

Maradona gostaria de continuar, mas antes de se reunir com Grondona tinha deixado claro que não abriria mão de seus auxiliares, Alejandro Mancuso e Héctor Enrique. O ex-craque também queria incluir na sua comissão técnico o ex-zagueiro Oscar Ruggeri, que é desafeto declarado de Grondona.

- Se me tiram qualquer um, vou embora. Não há possibilidade de que me tirem Mancuso ou Enrique, nem ninguém - disse Maradona em um programa de televisão do país no domingo.

Na reunião, porém, Grondona ofereceu a Maradona continuar no cargo até a Copa de 2014, mas sem sete colaboradores. Segundo o diário esportivo "Olé", o presidente da AFA queria mudar os auxiliares de Maradona, além do médico e do massagista.

- Não há mais nada a falar. Não me conhece? Se trocam a equipe, amanhã você terá que buscar outro técnico - afirmou Maradona, de acordo com o "Olé".

Grondona ainda tentou demovê-lo da ideia, mas Maradona não quis continuar.

Em busca de um substituto

Agora a imprensa argentina começa a especular sobre o futuro treinador. Segundo o "Olé", entre os nomes mais cotados estão Carlos Bianchi, três vezes campeão da Libertadores com o Boca (2000, 2001 e 2003) e uma com o Vélez Sarsfield (1994).

Outros favoritos são Marcelo Bielsa, que comandou o Chile na Copa do Mundo e dirigiu a Argentina entre 1998 e 2004, e Sérgio Batista, técnico da seleção sub-20 e que comandou o time olímpico ouro em Pequim numa das melhores competições que Messi disputou com a camisa argentina.

Miguel Angel Russo, hoje no Racing, e que também ganhou a Libertadores pelo Boca em 2007, e o ex-jogador e atual técnico Diego Simeone também estão entre os cotados.

Para o amistoso do dia 11 de agosto, contra a vice-campeã mundial Holanda, a tendência é que Batista comande o time interinamente.

Maradona é o técnico que ficou menos tempo na era Grondona

Maradona é o técnico que ficou menos tempo no comando da seleção argentina desde que Julio Grondona assumiu a presidência da AFA em 1979. Foram apenas um ano, sete meses e 12 dias desde a saída de Alfio Basile em novembro de 2008.

Tempo suficiente para reforçar ainda mais seu status de deus para os argentinos que receberam a seleção com festa mesmo após o fracasso na Copa do Mundo da África do Sul.

No Mundial, a Argentina era uma das favoritas e Diego foi uma das estrelas, mas nem mesmo ele foi capaz de conter as rápidas investidas do ataque alemão e acabou deixando a Copa goleado por 4 a 0. Na Copa, foram cinco jogos com quatro vitórias e apenas esta derrota para o time de Joachim Löw.

No total, Maradona dirigiu a seleção por 19 partidas. Craque de extremos que viveu sempre entre o céu e o inferno, jamais empatou. Foram 14 vitórias e cinco derrotas.

 

Fonte: O Globo

Pernambuco na agenda dos presidenciáveis

marina e serra Depois da candidata petista, Dilma Rousseff, que esteve em Garanhuns no último fim de semana, e do presidenciável Ivan Pinheiro (PCB), que veio ao Recife na última sexta-feira, o próximo fim de  semana promete ser, de novo, um prato cheio para a campanha presidencial em Pernambuco. Estarão no Estado o tucano José Serra e candidata verde Marina Silva. 

Com vinda certa para o Recife, Marina Silva (PV) chega na tarde da sexta-feira (30), quando fará caminhada pelo Centro da cidade. Na manhã do sábado (31), poderá ir à comunidade do Coque, no Bairro de Joana Bezerra, área central do Recife.

Mesmo com a agenda a ser confirmada, a previsão é de que José Serra acompanhe o candidato a governador Jarbas Vasconcelos (PMDB) no sábado e no domingo próximos. Jarbas visitará oito cidade no Sertão do São Francisco. O presidenciável, que esteve em Pernambuco na semana retrasada, quando visitou Caruaru e Gravatá, deve ir apenas a Salgueiro e a Exu.

As investidas de Serra e Marina em Pernambuco tentam encorpar a campanha no Estado, onde os petistas levam vantagem. Em Pernambuco, o presidente Lula tem aprovação de 95%.

 

Fonte: JC Online

Avião com malotes de dinheiro é assaltado em Caruaru

aviao bi-motor Um avião foi assaltado na noite desta segunda-feira, no aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, quando se preparava para decolar. De acordo com a polícia, oito homens, usando uma caminhonete, invadiram a pista do aeroporto. Eles bateram com o veículo na asa da aeronave e, em seguida, fizeram vários disparos obrigando o piloto a parar.

O serviço da Jad Táxi Aéreo foi contratado, segundo a Polícia Federal, pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos). O bimotor Piper Navajo estaria transportando malotes de dinheiro, cheques e documentos de compensação de empresas e bancos.

- Foi um grande susto - conta o gerente de segurança da empresa de táxi aéreo, Wagner Gropelo.

De acordo com a polícia, os criminosos, todos na mesma caminhonete, saíram de um matagal atrás da cabeceira da pista e conseguiram roubar os malotes que seriam transportados de Caruaru para Recife. Ninguém ficou ferido. Os criminosos abandonaram o veículo utilizado na fuga a cerca de 3 km do aeroporto e, de lá, fugiram em motocicletas. Até agora, nada foi recuperado, segundo a polícia.

Segundo o delegado da Polícia Federal (PF), Humberto Freire, que coordena as investigações, equipes de perícia devem apresentar nas próximas horas um relatório preliminar.

- Não podemos afirmar nada ainda. Confirmamos o assalto, mas os detalhes nós não sabemos. Precisamos de um documento da nossa equipe, que está no local, para revelar o que de fato ocorreu - afirma o delegado.

 

Fonte informativa: O Globo

Espaço Jurídico - Fim da prescrição retroativa é grande avanço

prescrição A promulgação da Lei 12.234, em maio deste ano, que resultou do Projeto de Lei 1383/03 de autoria do Deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), foi uma vitória no combate a impunidade. Além de elevar para três anos o prazo mínimo de prescrição, a lei altera o artigo 110, do Código Penal, restringindo a prescrição retroativa. A nova lei impede que o período de tempo anterior ao recebimento da denúncia seja contado como prazo prescricional. Na prática, a Polícia e o Ministério Público ganharam mais tempo para investigar os crimes, o que, por si só, é um avanço para o nosso sistema penal, no combate à criminalidade.

A prescrição é a perda do poder estatal de punir pelo decurso do tempo. O instituto se fundamenta na segurança jurídica e visa impedir que um processo criminal fique pendente contra alguém por tempo indeterminado. A medida regula-se pela pena máxima prevista para o crime e obedece aos prazos do artigo 109, do Código Penal. Depois de condenado o réu, não havendo mais possibilidade de modificação da pena, a situação é outra. O prazo prescricional passa a ser regulado pela pena concretamente imposta na sentença.

Quanto menor a pena, mais curto será o prazo de prescrição do crime (CP, artigo 110, parágrafo 1º, c/c artigo 109). Além disso, contam-se os períodos decorridos entre o fato e o recebimento da denúncia e entre este e a sentença. Se em algum desses marcos houver decorrido tempo superior ao previsto em lei, o crime estará prescrito e o réu não cumprirá a pena aplicada. Esta é a chamada prescrição retroativa.

A discussão sobre a possibilidade de utilizar a pena concretizada na sentença para regular prazo prescricional anterior a sua publicação é antiga. A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal oscilou muito sobre o assunto. A Corte não admitiu o instituto de 1947 até 1951, porém, em 1964, editou a Súmula 146, que acolheu expressamente a prescrição retroativa. A Lei 6.416, de 1977, disciplinou a matéria, impedindo que se contasse o prazo anterior ao recebimento da denúncia. Com a reforma do Código Penal, em 1984, a prescrição retroativa foi ampliada e incluiu-se, na contagem do prazo, o tempo decorrido do fato até o recebimento da denúncia, justamente o período que a Lei 12.234/2010 veio restringir.

De certa forma, a alteração efetuada agora é o reconhecimento de que o sistema de contagem do prazo da prescrição retroativa, instituído em 1984, não funcionou. O problema da prescrição retroativa é que ela só se verifica em momento posterior à condenação do réu. Nesse caso, há uma grande frustração no final do processo, pois somente depois de todo o trabalho desenvolvido pela justiça é possível constatar que o crime já estava prescrito.

Para evitar essa situação, os juízes lançaram mão da questionável prescrição pela pena em perspectiva, que consiste na declaração da prescrição pelo juiz com base em uma pena que supostamente seria aplicada na sentença. Nessa hipótese, a prescrição era declarada sem que o Ministério Público ou a defesa produzissem provas em juízo. Sem saber se o réu era culpado ou inocente, o juiz imaginava a pena que aplicaria em caso de condenação, levando em conta a existência de reincidência ou maus antecedentes. Se a pena fosse baixa e houvesse a chance de prescrição ao final do processo, o juiz já a pronunciava logo no início, impedindo que o Ministério Público demonstrasse a culpa do acusado ou que a defesa comprovasse a sua inocência.

Essa solução foi afastada pelos Tribunais Superiores, por falta de fundamento legal. A tese nunca foi acolhida pelo

Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça, mas começava a ganhar corpo nos juízos de primeiro grau.

Punham-se em confronto os princípios da eficiência e da legalidade. O dilema dos juízes era: seguir com um processo, em respeito às leis, correndo o risco de, ao final, encontrar o crime prescrito ou declarar a prescrição logo no início do feito, impedindo o que parecia ser um procedimento inútil, mesmo não havendo lei que permitisse a extinção da punibilidade nessa hipótese. O STJ, decidindo em prol da legalidade, pôs termo a essa discussão ao editar a Súmula 438, vedando a prescrição em perspectiva e acolhendo os argumentos do Ministério Público, que sempre a combateu.

A vedação a que se retroaja, na contagem do prazo prescricional, a momento anterior ao recebimento da denúncia não representa uma chancela a uma suposta ineficiência do Estado na apuração dos fatos, como argumentam alguns setores da advocacia. O crime nem sempre é descoberto de imediato. Às vezes, anos se passam até que o ilícito venha à tona. A prescrição retroativa favorecia a impunidade, sobretudo quando a pena mínima fixada para o crime era baixa e sua apuração, complexa, tal como ocorre nos crimes contra o sistema financeiro.

O diretor de um banco, por exemplo, que durante um período mantivesse caixa dois, burlando com isso a contabilidade legal (Lei 7.492/86, artigo 11), sairia livre, se o crime demorasse dois anos para ser descoberto e, no fim do processo, ele recebesse a pena mínima.

A disciplina da prescrição, no Código Penal, ainda pode ser aperfeiçoada. Acabar por completo com a prescrição retroativa seria um grande avanço. Mas um primeiro passo já foi dado pelo Congresso Nacional, com apoio do Presidente Lula, apesar da opinião contrária de setores mais conservadores da advocacia. Ponto para policiais, membros do Ministério Público e juízes, ponto para a sociedade brasileira.
Antonio Carlos Bigonha

Fonte: Assessoria de Comunicação do TJTO

Reflexão Matinal – Gestão do Tempo

gestao do tempo Um consultor, especialista em gestão do tempo, quis surpreender a Assistência numa conferência. Tirou debaixo da mesa um frasco grande de boca larga.
Colocou-o em cima da mesa, junto a uma bandeja com Pedras do tamanho de um punho, e perguntou:
-"Quantas pedras pensam que cabem neste frasco?"
Depois dos presentes fazerem suas conjecturas, começou a meter pedras até Que encheu o frasco. E aí perguntou:
-"Está cheio?"
Todos olharam para o frasco e assentiram que sim. Então ele tirou debaixo da mesa um saco com gravilha (pedrinhas pequenas, menores que a "brita").
Colocou parte da gravilha dentro do frasco e agitou-o.
As pedrinhas penetraram pelos espaços deixados pelas pedras grandes.
O consultor sorriu com ironia e repetiu:
-"Está cheio?"
Desta vez os ouvintes duvidaram:
-"Talvez não.", responderam.
- "Muito bem!", disse ele, e pousou na mesa um saco com areia que começou a despejar no frasco. A areia infiltrava-se nos pequenos buracos, deixados pelas pedras e pela gravilha.
-"Está cheio?", perguntou de novo.
-"Não!", exclamaram os presentes. Então o consultor pegou uma jarra com água e começou a derramar para dentro do frasco. O frasco absorvia a água sem transbordar.
-"Bom, o que acabamos de demonstrar?", perguntou.
Um ouvinte, mais afoito, arriscou:
-"Que não importa o quão cheia está a nossa agenda; se quisermos, sempre conseguimos
fazer com que caibam mais compromissos."
-"Não!", concluiu o especialista, "o que esta lição nos ensina é que se não colocarem as pedras grandes primeiro, nunca poderão colocá-las depois...
E quais são as grandes pedras nas nossas vidas? Nosso Criador, A pessoa amada, nossos filhos, os amigos, os nossos sonhos e desejos, a nossa saúde.
Lembrem-se: ponham-nos sempre primeiro. O resto encontrará o seu lugar!"

segunda-feira, 26 de julho de 2010

A bomba-relógio da Previdência

bomba relogio

A economia brasileira vai bem. A Previdência Social, nem tanto. Ao mesmo tempo em que registrou uma alta de 4,46% no número de trabalhadores com emprego formal no primeiro semestre deste ano, o Brasil fechou as contas do INSS com um déficit de R$ 22,8 bilhões.

E a previsão do governo é que a Previdência feche 2010 com um rombo de cerca de

R$ 50 bilhões – um déficit que vem crescendo ano a ano e está se transformando em uma espécie de bomba-relógio que explodirá nas mãos das futuras gerações. De­­sarmá-la será uma das principais tarefas do presidente que assume em 1.º de janeiro de 2011, embora mexer com as aposentadorias seja uma medida altamente impopular e nenhum dos principais candidatos até agora tenha feito propostas concretas para resolver o problema.

O cenário de contradição entre os bons resultados do mercado de trabalho formal e os números da Previdência é uma forte evidência de que o sistema precisa de ajustes.

Na avaliação de especialistas do setor, o próximo governante do país deverá aproveitar o atual bom cenário econômico brasileiro para fazer as mudanças necessárias e evitar que o INSS entre em colapso em menos de 30 anos. Outro ponto que pesa para que mudanças sejam feitas agora é o fato de o perfil etário da população brasileira estar em mudança: a taxa de natalidade no país está caindo, ao mesmo tempo que as pessoas estão ficando cada vez mais velhas.

“O mundo todo caminha para sensíveis reformas na previdência. De um lado, as pessoas estão vivendo mais, e por outro, a taxa de fertilidade está caindo”, diz o chefe do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getulio Vargas, o economista Marcelo Neri. “A população brasileira ainda não está velha; há muitos jovens trabalhando. Temos uma janela demográfica, uma janela de oportunidade, de uns 15 anos. Mas isso não é muito tempo.”

Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revelam que a população em idade ativa deverá crescer até 2030. A partir daí, começará a diminuir. Ao mesmo tempo, a participação de pessoas com mais de 60 anos na composição da população tende a ser cada vez maior. Projeções do IBGE mostram que, em 2020, os idosos corresponderão a 13,67% da po­­­pulação. Hoje, eles são 9,98% dos brasileiros.

Com uma queda no número de pessoas no mercado de trabalho e uma elevação na quantidade de idosos, o caixa da Previdência tenderá a ser cada vez mais exigido. Como resultado disso, o valor máximo da aposentadoria paga pelo INSS será cada vez menor, prevê o consultor previdenciário Renato Follador. Segundo ele, em 25 anos o teto da Previdência deverá corresponder a apenas três salários mínimos (R$ 1.530, em valores atuais). Atual­mente, ele é de aproximadamente seis mínimos – R$ 3.400.

Idade mínima

Uma medida que tem sido defendida por alguns especialistas em previdência é a adoção da idade mínima para aposentadoria. Hoje, no Brasil, exige-se apenas tempo mínimo de contribuição – 35 anos para o homem e 30 para a mulher – para a pessoa poder se aposentar.

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, já deu sinais de que há a intenção de propor a idade mínima para o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No mês passado, o ministro anunciou que deve entregar, no fim do ano, propostas de ajustes para o INSS a serem avaliadas pelo próximo presidente. Ele ressaltou, no entanto, que as medidas que pretende propor não devem atingir quem já está no mercado de traballho.

O economista especializado em previdência Fábio Giambiagi, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econô­mico e Social (BNDES), defende a extensão do tempo de contribuição tanto para o caso de quem se aposenta por idade, quanto para quem se aposenta por tempo de serviço.

Segundo Giambiagi, o período de contribuição – que hoje é de no mínimo 15 anos para quem se aposenta por idade (65 anos no caso dos homens e 60 para mulheres) – poderia ser estendido para 25 anos. Ele propõe que isso ocorra de maneira gradual, ao longo de 20 anos. No caso das aposentadorias por tempo de serviço, o economista defende que o período de contribuição seja elevado para 40 anos e que a transição também seja feita paulatinamente.

Já Renato Follador defende que uma das soluções para a Previdência seria uma migração de parte da contribuição recolhida dos trabalhadores e patrões para aplicação em sistemas de previdência privada. Ele propõe que os trabalhadores que recebem até três salários mínimos (R$ 1.530) mantenham a contribuição apenas para o INSS. Para quem recebe entre três e sete salários (R$ 1.530 a R$ 3.570), parte da alíquota recolhida do trabalhador e do empregador seria destinada à Previdência e outra parte para um plano privado. Acima de sete salários, a contribuição passaria a ser apenas privada.

Dessa forma, os compromissos financeiros da Previdência passariam a diminuir ao longo do tempo e se tiraria das mãos do governo a obrigação de administrar a maior fatia dos recursos previdenciários. “Os políticos são os piores administradores a longo prazo, porque têm apenas visão de curto prazo. Apenas até a próxima eleição”, afirma Follador.

 

Fonte: Voto Consciente, por Caroline Olinda

Arqueólogos descobrem pedaço de código de lei de 3.700 anos

codigolei-hg-20100726 Arqueólogos israelenses anunciaram nesta segunda-feira (26) a descoberta, pela primeira vez fora da Mesopotâmia - delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras próximas - de um fragmento de um código de lei, com 3.700 anos de idade, parecido com o famoso Código de Hamurabi.

O chefe das pesquisas, o arqueólogo Amnon Ben-Tor, da Universidade Hebraica de Jerusalém, comentou a importância histórica da descoberta.

- É a primeira vez que um fragmento de um código de lei é descoberto na Terra Santa e, até mesmo, fora de Mesopotâmia.
Esse texto remonta a dez séculos antes da suposta redação da Bíblia (século 7 antes de Cristo).

Ben-Tor indicou que trata-se "de um fragmento muito pequeno de argila (2 cm por 1,5cm) em escrita cuneiforme acadiana, com quatro linhas muito próximas dos dois lados da tábua".

O fragmento foi descoberto há alguns dias no sítio da cidade cananeia de Hazor, norte de Israel.

O responsável pela decodificação, o professor Wayne Horowitz disse que "o texto se refere às regras que regiam as relações entre mestres e escravos".

- Essas linhas que evidenciam um conteúdo legal confirmam a ligação entre o reino de Hazor e os reinos da Síria do norte.

Localizada no norte da Galileia, Hazor foi uma das principais cidades do Crescente Fértil durante a idade de bronze.

Situada na estrada que liga o Egito à Ásia, Hazor comercializava estanho com as cidades da Babilônia e da Síria para alimentar sua indústria de bronze.A cidade mantinha ligações políticas e econômicas estreitas com a Mesopotâmia, entre o Tigre e o Eufrates (hoje, Iraque e nordeste da Síria).

Hazor prosperou principalmente durante a metade do período cananeu (1.750 a.C.) e foi a maior cidade fortificada de Israel durante o período israelita (século 9 a.C.). A Bíblia se refere a Hazor como "a cabeça de todos esses reinos" cananeus (Josué 11:10).

O Código de Hamurabi (por volta de 1.750 a.C.) é um dos mais antigos códigos de lei, o primeiro quase completo.Texto babilônio não religioso, mas de inspiração divina, elaborado sob a autoridade do rei Hamurabi, ele prolonga juridicamente a obra militar e política do fundador do reino da Babilônia.

Esse código está atualmente no Museu do Louvre em Paris, mas uma cópia também está exposta no museu arqueológico de Teerã, no Irã.

 

Fonte: R7

Brasileiro que mora no Japão poderá somar previdências

Brasil e Japão previdencia O Brasil e o Japão passarão a compartilhar as contribuições previdenciárias de trabalhadores que atuam fora do país de origem. De acordo com a Previdência Social, a iniciativa vai beneficiar aproximadamente 300 mil brasileiros que vivem no Japão. As informações são da Agência Brasil.

O ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, explicou que o sistema integrado permite ao trabalhador preservar seu tempo de contribuição nos dois países, garantindo que ele some as duas previdências e possa se aposentar por idade ou invalidez.

“A ideia é que o trabalhador estrangeiro residente no Brasil ou no Japão possa somar o tempo de contribuição no país de origem a sua atual moradia. Quando o contribuinte solicitar o pedido da aposentadoria, cada país vai arcar com a Previdência, de acordo com tempo de contribuição.”

O ministro explica que o trabalhador não precisa contribuir simultaneamente, basta comprovar sua colaboração à Previdência que, a partir do acordo, vai correlacionar as informações.

O Brasil já assinou acordos semelhantes com outros países: Luxemburgo (1967), embora o tratado deva ser renovado por se tratar de uma legislação antiga; Grécia (1990), Cabo Verde (1979), Chile (1994), Portugal (1995) e Mercosul (Argentina, Paraguaia e Uruguai) desde 2005.

O governo brasileiro também está prestes a firmar o acordo com os Estados Unidos. O ministro disse que aguarda apenas uma confirmação do governo americano para agendar uma data, seja no Brasil ou nos EUA. Caso seja assinado, o documento beneficiará aproximadamente 1,3 milhão de brasileiros no território norte-americano.

 

Fonte: Revista Vonsultor Jurídico

Com quatro remanescentes da Copa do Mundo e Jefferson como único jogador do Rio, Mano Menezes faz a sua primeira convocação à frente da seleção

Mano Menezes O técnico Mano Menezes convocou nesta segunda-feira a seleção brasileira para o amistoso contra os Estados Unidos, no dia 10 de agosto, em Nova Jersey. O treinador apresentou a sua primeira lista apostando na filosofia de renovar o time de olho na Copa do Mundo de 2014. Quatro jogadores são remanescentes da Copa do Mundo: Robinho, Ramires, Thiago Silva e Daniel Alves.

Neymar e Ganso, do Santos, foram as principais novidades. O único jogador do futebol carioca chamado foi o goleiro Jefferson, do Botafogo. São 10 estreantes em convocações: André, David Luiz, Ederson, Ganso, Jucilei, Neymar, Rafael, Renan, Réver e Jefferson.

Blog: O comentário de Renato Maurício Prado

Ao contrário do que se esperava, Mano chamou jogadores que atuam fora do Brasil, apostando em muitos estreantes. O treinador deu o tom da renovação.

- A idade vai chegando e isso tem que ser respeitado. No futebol, a fila anda - declarou.

Antes, na apresentação, Mano recebeu o uniforme das mãos do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e prometeu 'disposição'.

- Passo a ocupar um dos cargos mais importantes do país. Vou trabalhar com honestidade e transparência. Esperamos construir uma seleção capaz de representar o país da melhor maneira. É um trabalho árduo, mas não vai faltar disposição nessa nova equipe. Obrigado pela confiança - declarou.

A lista:

Goleiros: Renan - Avaí, Jefferson - Botafogo e Victor - Grêmio.

Laterais: André Santos - Fenerbahçe, Daniel Alves - Barcelona, Marcelo - Real Madrid e Rafael - Manchester United.

Zagueiros: David Luís - Benfica, Henrique - Racing Santander, Rever - Atlético Mineiro e Thiago Silva - Milan

Volantes: Jucilei - Corinthians, Lucas - Liverpool, Ramires - Benfica , Sandro - Internacional

Meio-campistas: Carlos Eduardo - Hoffenhein, Ederson - Lyon, Paulo Henrique Ganso - Santos, Hernanes - São Paulo

Atacantes: Alexandre Pato - Milan, André - Santos, Diego Tardelli - Atlético Mineiro, Neymar - Santos, Robinho – Santos

 

Fonte: O Globo

Espaço Jurídico - TRF2 indisponibiliza bens de advogada e juiz estadual aposentado acusados de fraudar INSS

A Quinta Turma Especializada do TRF2 negou os pedidos de uma advogada e de um juiz de direito aposentado acusados de participar de um esquema de fraudes que, na década de 1990, teria causado um rombo na Previdência Social de cerca de US$ 500 milhões. Ambos pretendiam impedir a indisponibilidade de seus bens, determinado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Em uma ação cautelar ajuizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a primeira instância da capital fluminense determinou a indisponibilidade de bens. Contra essa ordem, os réus apelaram ao Tribunal. A medida judicial visa a garantir aos cofres públicos o ressarcimento dos valores desviados, que está sendo requerido em uma outra ação, em trâmite no TRF2.

Entre outras alegações, a advogada sustentou a violação de seu direito de propriedade e ao devido processo legal, além de que a cautelar deveria ser suspensa, levando em conta que não haveria ainda sentença penal transitada em julgado. Já o juiz estadual aposentado questionou os critérios adotados no juízo de primeiro grau, com relação aos cálculos dos valores que devem ser devolvidos.

A respeito das alegações da advogada, o relator do processo na Quinta Turma Especializada, desembargador federal Castro Aguiar, entendeu que não houve violação aos seus direitos, já que a ação cautelar tem por objetivo apenas assegurar o cumprimento do que ficar decidido na ação principal - que ainda será julgada pelo TRF2 -, no caso de eventual condenação.

Além disso, entre outras fundamentações, o magistrado ressaltou que há os pressupostos legais para a concessão da cautelar, a chamada fumaça do bom direito e o perigo da demora. Para ele, esses elementos saltam aos olhos no presente caso, ante a gravidade dos fatos conduzidos pelos requeridos, através de um esquema complexo e bem articulado, a fim de desviar verbas públicas. O indeferimento da medida cautelar poderia ter sido fatal, considerando que abriria espaço para que os requeridos manobrassem a dilapidação de seus patrimônios.

Quanto aos argumentos do outro acusado, Castro Aguiar destacou que o questionamento dos critérios usados na correção dos cálculos não é suficiente para invalidar a medida cautelar, considerando que há fortíssimos indícios de que o réu fazia parte de uma quadrilha cuja finalidade era fraudar o INSS, concedendo indenizações de valores descabidos, configurando-se o mesmo como um dos vértices da complexa teia que se instalou.

Proc. 2001.02.01.020868-9

Fonte: TRF 2ª Região

Reflexão Matinal - "Sinfonia" pra lavar a alma!

Nada melhor que ouvir uma boa musica, na reflexão desta manhã quero te convidar a refletir na letra desta música, faça dela sua oração matinal, você vai ver como seu dia será diferente:

sábado, 24 de julho de 2010

Stallone se desculpa por declarações contra o Brasil

Comic Con Day 1 Em comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira (23) pela assessoria de imprensa do filme "Os mercenáros", o ator Sylvester Stallone pede desculpas pelas declarações sobre o Brasil. Na última quinta (22), ao participar da Comic-Con, o ator fez comentários jocosos sobre o país, onde filmou em 2009 o longa "Os mercenários". 

"Eu sinceramente peço desculpas ao povo brasileiro. Todas as minhas experiências no Brasil foram fantásticas e eu recomendei para todos meus amigos que filmassem lá", garante o ator no comunicado. "Ontem, eu tentei fazer um tipo humor e fui muito infeliz. Tudo que eu tenho pelo grande país que é o Brasil é muito respeito. Novamente, peço desculpas".

Stallone afirmou que rodar o longa no Rio de Janeiro lhe deu mais liberdade para o uso de mais violência, com mais armas e destruições. “Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa’”.

Segundo divulgou o site da revista Variety nesta sexta (23), o comentário foi feito em uma mesa sobre a "brutalidade" dos filmes de ação. Ainda de acordo com a publicação, um documentário foi feito em paralelo ao longa de ficção para demonstrar como é o cotidiano de uma produção do gênero, e as seguidas idas ao hospital de gente do elenco.

Por causa das declarações, Stallone se transformou no assunto mais comentado do Twitter, rede social de microblog. A frase "Cala boca Sylvester Stallone" é o Trending Topic mundial nesta sexta.

Durante as filmagens de "Os mercenários" no Rio, houve ao menos um episódio em que Stallone se machucou, conforme publicado na época no blog da produção. Em uma cena de luta, o ator dispensou o dublê e terminou a sequência sangrando.

A Comic-Con, feira de quadrinhos, cinema, séries de TV e cultura pop em geral, começou na quinta-feira (22) e segue até o domingo (25) no San Diego Convention Center, na Califórnia, nos EUA.

Com Bruce Willys (de 'Duro de matar'), Mickey Rourke (de 'Homem de ferro 2'), o governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger e a atriz brasileira Giselle Itié no elenco, o longa de ação tem trama política envolvendo regimes ditatoriais na América do Sul. A previsão de estreia do filme no Brasil é 13 de agosto.

 

Fonte: G1

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Essa é boa… “Funeral de advogado pobre”

funeral Morreu um advogado pobre, recém-formado. Os colegas se juntam e vão pedir aos comerciantes da localidade uma contribuição de vinte reais para ajudar no funeral.
- Morreu um colega nosso, um advogado pobre que terminou seu curso a um ano somente, e estamo pedindo uma ajuda para fazer-lhe um bom funeral.
Pedindo de comércio em comércio, foram a um grande comerciante:
- Nós queríamos que o senhor contribuísse com a gente, nos dando vinte reais, para enterrar um advogado pobre.
- Vinte reais pra enterrar um advogado? Tome mil e enterre cinquenta.

Sua Saúde - Saiba mais sobre a Intolerância ao Glúten



 
A Doença Celíaca é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, substância encontrada no trigo, aveia, centeio, cevada, malte e nos produtos derivados destes ingredientes, como: pães, massa, cerveja, uísque e uma infinidade de produtos industrializados.
O Glúten agride e danifica a viscosidade do intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, prejudicando a absorção dos nutrientes dos alimentos.
Os sintomas da Doença Celíaca são variáveis de pessoa para pessoa, mas geralmente são caracterizados por diarréia, barriga inchada, perda de peso, vômitos e anemia. Algumas pessoas demoram anos para descobrir que possuem Intolerância ao Glúten.
Segundo reportagem do Dr. Dráuzio Varella, apresentada no Programa Fantástico da Rede Globo no dia 13/12/09, estima-se que a Intolerância ao Glúten atualmente afeta 1 milhão de brasileiros. Ainda não existe nenhum tipo de medicamento desenvolvido para combater a doença celíaca, a única forma de tratamento é a dieta isenta de glúten. Veja matéria completa no vídeo abaixo:
video
Pensando especialmente nos que dependem de uma dieta livre de glúten, a Vitao está lançando no mercado brasileiro Granolas Sem Glúten nos sabores: Cacau & Coco; Castanha, Soja & Linhaça; Sabores do Campo (Castanhas & Sementes).
As granolas são integrais, ricas em fibras, fontes de proteínas e com 0% de gordura trans. Entre seus ingredientes estão: flocos de milho e de arroz, açúcar mascavo, gergelim torrado e semente de linhaça.

Confira no site da Vitao a lista completa de produtos integrais isentos de Glúten.

Fonte: Vitao Alimentos

Fluminense diz que Muricy fica até 2012 e não vai para a seleção

Muricy Ramalho ii O Fluminense anunciou nesta sexta-feira (23) que o técnico Muricy Ramalho acertou a renovação de seu contrato com o clube até o fim de 2012 e que ele vai recusar o convite para assumir a seleção brasileira.

Muricy Ramalho se reuniu com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e com o Diretor da comunicação da entidade, Rodrigo Paiva, na manhã desta sexta-feira em um clube de golfe do Rio de Janeiro. Na saída do encontro, confirmou o desejo de assumir a seleção, mas disse que ainda precisava conversar com o Fluminense para confirmar o acerto.

Quando o treinador chegou ao centro de treinamento das Laranjeiras  pouco depois das 15h, a expectativa era de que ele se reunisse com a diretoria do Fluminense e anunciasse a sua saída do clube. Não foi o que aconteceu. Muricy participou normalmente da atividade que já estava prevista antes da reunião com a CBF.

Em seguida, o vice-presidente do Fluminense, Alcides Antunes,  anunciou em entrevista coletiva no salão nobre do clube que Muricy continuaria no comando do clube, que assumiu na quinta-feira (22) a liderança do Campeonato Brasileiro após a vitória sobre o Cruzeiro por 1 a 0.

 

Fonte: R7

Muricy acerta com CBF para assumir seleção brasileira

Muricy Ramalho Depois de uma breve reunião com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, na manhã desta sexta-feira, no Rio, Muricy Ramalho aceitou o convite para ser técnico da seleção. Conforme antecipou a coluna Radar on-line, Muricy foi sondado oficialmente ontem pela primeira vez. Quando estava deixando o estádio, após a vitória do Fluminense, o técnico foi abordado por um emissário de Teixeira.

O enviado da CBF pediu a Muricy que telefonasse para um assessor de Teixeira. No mesmo momento, Muricy ligou.  Houve uma conversa rápida e o técnico foi chamado para a reunião de hoje, às 10h da manhã no clube que fica defronte à casa de Teixeira e onde ele costuma marcar reuniões de trabalho. Evidentemente, Muricy foi avisado do seu conteúdo. O técnico tricampeão brasileiro mostrou-se receptivo.

Agora, falta apenas a liberação do Fluminense, com quem o treinador tem contrato até o fim do ano. Mas já é praticamente certo que ele irá substituir Dunga, que deixou o cargo após a eliminação do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo da África do Sul com a derrota por 2 a 1 para a Holanda.

O técnico, de 54 anos, está no comando do Fluminense, atual líder do Campeonato Brasileiro, e ainda precisa definir a sua situação no clube, que reluta em liberá-lo. A seleção brasileira deve realizar seis amistosos em 2010, sendo que a provável estreia de Muricy Ramalho acontecerá no dia 10 de agosto, em Nova Jersey, contra os Estados Unidos. A convocação para esta partida será feita na próxima segunda-feira.

Missão - Muricy Ramalho terá como missão reformular o grupo da seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Seu primeiro grande teste será na Copa América de 2011, na Argentina. Ele disputou o cargo de técnico com outros nomes treinadores renomados, como Luiz Felipe Scolari, Mano Menezes, Carlos Alberto Parreira e Vanderlei Luxemburgo, ganhando a preferência do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, por ser um técnico que não possui rejeição por parte da opinião pública.

Eleito o melhor técnico do Campeonato Brasileiro entre 2005 e 2008, Muricy se consagrou na sua passagem pelo São Paulo ao faturar três títulos nacionais (2006 a 2008). Auxiliar de Telê Santa no time do Morumbi, o treinador também passou por Shangai Shenhua, da China, Guarani, Ituano, Botafogo de Ribeirão Preto, Santa Cruz, Náutico, Figueirense, Internacional, São Caetano e Palmeiras. Agora, enfrentará o maior desafio da sua carreira no comando da seleção brasileira, onde tentará conquistar o hexacampeonato mundial em 2014.

 

Fonte: Veja

Presidente Lula vem hoje à Garanhuns, às 16:30hs

Lula I O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz, nesta sexta-feira, mais uma visita a Pernambuco. Ele deve chegar a Garanhuns, no agreste do estado, por volta das 16h30, de acordo com a agenda oficial divulgada o início da tarde desta quinta-feira. Ao desembarcar na cidade, o presidente segue para o município vizinho de Caetés – sua terra natal – para lançar na cidade o projeto federal Um computador por aluno, que pretende distribuir notebooks entre alunos da rede pública de ensino.

Após o ato, o presidente volta a Garanhuns, onde assiste, ao lado do governador Eduardo Campos, à programação do Festival de Inverno da cidade. A previsão da agenda é de que Lula deixe a cidade por volta das 23h, mas a programação pode ser alterada em função das condições da pista de pouso de Garanhuns.

Caso seja verificada que ela não tem condições para decolagens à noite, o presidente dorme em um hotel e segue viagem para São Paulo no sábado pela manhã.

Com informações da repórter Michelle de Assumpção, da Redaçaõ do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Isso é História “Irena Sendler morreu...sabe quem era?”

Irena Sendler Recebi por e-mail, achei interessante, e resolvi publicar aqui:

Uma senhora de 98 anos chamada Irena faleceu há pouco tempo (12 de maio de 2008). Durante a 2ª Guerra Mundial, Irena conseguiu uma autorização para trabalhar no Gueto de Varsóvia, como especialista de canalizações.
 
Mas os seus planos iam mais além... Sabia quais eram os planos dos nazistas relativamente aos judeus (sendo alemã!) Irena trazia crianças escondidas no fundo da sua caixa de ferramentas e levava um saco de sarapilheira na parte de trás da sua
caminhoneta (para crianças de maior tamanho). Também levava na parte de trás da caminhoneta um cão a quem ensinara a ladrar aos soldados nazistas quando entrava e saia do Gueto.
 
Claro que os soldados não queriam nada com o cão e o ladrar deste encobriria qualquer ruído que os meninos pudessem fazer. Enquanto conseguiu manter este trabalho, conseguiu retirar e salvar cerca de 2500 crianças.
 
Por fim os nazistas apanharam-na e partiram-lhe ambas as pernas, braços e prenderam-na brutalmente. Irena mantinha um registo com o nome de todas as crianças que conseguiu retirar do Gueto, que guardava num frasco de vidro enterrado
debaixo de uma árvore no seu jardim.
 
Depois de terminada a guerra tentou localizar os pais que tivessem sobrevivido e reunir a família. A maioria tinha sido levada para as câmaras de gás. Para aqueles que tinham perdido os pais ajudou a encontrar casas de acolhimento ou pais adotivos.
 
No ano passado foi proposta para receber o Prêmio Nobel da Paz... mas não foi selecionada. Quem o recebeu foi Al Gore por uns dispositivos sobre o Aquecimento Global.
 
Não permitamos que alguma vez esta Senhora seja esquecida!!
 
Estou transportando o meu grão de areia, enviando esta mensagem. Espero que faças o mesmo.
 
Passaram já mais de 60 anos, desde que terminou a 2ª Guerra Mundial na Europa. Esta menssagem está sendo reenviada como uma cadeia comemorativa, em memória dos 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos e 1.900 sacerdotes católicos que foram assassinados, massacrados, violados, mortos à fome e humilhados com os povos da Alemanha e Rússia olhando para o outro lado.

Agora, mais do que nunca, com o Iraque, Irã e outros proclamando que O Holocausto é um mito, é imperativo assegurar que o Mundo nunca esqueça.

A intenção desta menssagem é chegar a 40 milhões de pessoas em todo o mundo. Una-se a nós e seja mais um elo desta cadeia comemorativa e ajude a distribuí-la por todo o mundo..